Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Oriente Médio: líder do Irã determina ataque contra Israel

Oriente Médio: líder do Irã determina ataque contra Israel

A tensão no Oriente Médio pode dar uma escalada maior. O líder do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, determinou que seu país faça um ataque à Israel como forma de retaliação ao assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh.

Haniyeh era visto como uma figura relativamente mais moderada dentro da organização, pois liderava as negociações de cessar-fogo e era o rosto dos esforços diplomáticos regionais do grupo. Ele foi nomeado chefe da ala política do Hamas em 2017 antes de se mudar para exílio no Catar, em 2019.

Haniyeh estava em Teerã para a cerimônia de posse do novo presidente, junto com outros membros do Hamas e do Hezbollah, quando foi atingido. O próprio Hamas acusou Israel de ter arquitetado o assassinato.

Líder do Irã já havia dado recado mais cedo

Mais cedo, Ali Khamenei já havia dado recado de que poderia retaliar o ataque à seu aliado no Oriente Médio. Ele havia prometido uma “punição severa” e disse que Haniyeh fora “martirizado” em seu próprio território.

“O regime sionista criminoso e terrorista martirizou nosso querido hóspede em nossa casa e nos deixou enlutados, mas também preparou o terreno para uma punição severa para si mesmo”, declarou o líder iraniano, de acordo com a rede de TV árabe, Al Jazeera.

Em 2018, o Departamento de Estado dos EUA designou Ismail Haniyeh, líder do Hamas, como terrorista, descrevendo-o como “um defensor da luta armada, inclusive contra civis”. A entidade afirmou ainda que as operações do Hamas foram responsáveis pela morte de “cerca de 17 americanos em ataques terroristas”.

A morte de Haniyeh ocorre em um contexto de crescentes tensões no Oriente Médio, com a guerra entre Israel e o Hamas em Gaza em andamento. Este incidente acontece apenas um dia após um ataque israelense em uma área densamente povoada de Beirute, no qual o exército israelense alegou ter eliminado um alto comandante da organização militante libanesa Hezbollah.

O Hezbollah, apoiado pelo Irã e aliado ao Hamas, emitiu uma declaração em resposta à morte de Haniyeh. “O martírio do líder Haniyeh aumentará a determinação e a teimosia dos combatentes da resistência em todas as arenas de resistência para continuar o caminho da jihad, e tornará sua resolução mais forte no confronto com o inimigo sionista”, disse o grupo.

Você leu sobre líder do Irã. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!