O megaempresário Elon Musk e o presidente russo Vladimir Putin conversaram sobre a StarLink.
A empresa de internet via satélite comandada por Musk tem dado suporte à Ucrânia, país invadido pelo Kremlin em 24 de fevereiro de 2022.
Os recursos que o país governado por Volodymyr Zelensky têm recebido do Ocidente tem sido essenciais para que a Ucrânia se mantenha de “pé” frente ao massivo ataque do país vizinho.
Levantamento da Bloomberg aponta que Musk relatou a conversa com Putin ao Pentágono, que é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, localizado no condado de Arlington, Virgínia.
Vale lembrar que Musk dirige a Starlink e a SpaceX, senda a primeira um projeto abrangido dentro da segunda, e ambas tratam de foguetes, satélites e comunicação e internet.
Não se trata de caso recente, mas, segundo apuração da Revista The New Yorker, a conversa com o líder russo aconteceu, de fato, em outubro do ano passado.
Ao Pentágono, Musk disse que sua conclusão foi que Putin estava ficando nervoso porque o envolvimento da Starlink era cada vez mais visto na Rússia como um facilitador do esforço de guerra ucraniano.
Já a Bloomberg, que buscou ouvir Musk e autoridades do Pentágono, lembrou que em outubro o empresário negou ter falado com Putin. Em uma postagem no Twitter, a plataforma de mídia social que ele renomeou como X, o bilionário escreveu que havia falado com o presidente russo apenas uma vez, cerca de 18 meses antes, sobre o espaço.
Elon Musk
No dia 19 de agosto o megaempresário anunciou o fim do bloqueio de contas na rede social X, ex-Twitter.
Apenas será possível bloquear certas opções de outras contas ou silenciá-las – o que significa que o utilizador deixa de ver as publicações da outra pessoa, mas não restringe o acesso aos seus próprios posts.
Ainda assim, Musk não informou quando a medida entra em vigor.
O bilionário, que comprou a rede social no ano passado, apontou que os utilizadores ainda poderão bloquear certas opções de outras contas, como o envio de mensagens privadas.
A opção de silenciar outras contas também se manterá ativa, acrescentou Elon Musk.