Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Luiz Fernando Figueiredo: quem é “o cara” por trás da Mauá Capital

Luiz Fernando Figueiredo: quem é “o cara” por trás da Mauá Capital

Paulistano, nascido em 1965, e formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Luiz Fernando Figueiredo tem um currículo recheado de conquistas e, desde 2005, é “o cara” por trás da Mauá Capital, empresa com mais de R$ 6 bilhões em investimentos sob sua tutela. 

Hoje ele também acumula outra função de destaque no meio: a de diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Apesar de não ter se formado em Economia como o colega Armínio Fraga, com quem fundou a Gávea Investimentos dois anos antes da Mauá Capital, Luiz Fernando Figueiredo sempre teve tino para os números e para o mercado de capitais. 

Não à toa, chegou a ser considerado um dos 10 empresários “fora da curva” no Brasil.

A história de Luiz Fernando Figueiredo: como tudo começou…

O início da trajetória de Luiz Fernando Figueiredo foi inspirado na carreira do avô, João Baptista Leopoldo Figueiredo, que foi um dos primeiros investidores do mercado de capitais do País e chegou à presidência do Banco do Brasil durante o governo Jânio Quadros.

Disposto a fazer tanto sucesso quanto o avô, Luiz Fernando Figueiredo, que havia feito especialização em finanças durante o próprio curso na FAAP, teve sua primeira chance em uma corretora de valores da família, a Supra DTVM, em 1982. Com pouco tempo de casa, já operava derivativos na recém-criada BM&F. E não parou mais de crescer.

Figueiredo passou um tempo em uma corretora concorrente, a Patente, mas logo retornou para a Supra DTVM. 

Saiu de lá por conta da falência da firma, mas não ficou desempregado. Muito pelo contrário. Passou pela Magliano e pelo JPMorgan que, à época, atuava apenas como corretora, e não era o mega banco de investimentos de hoje em dia.

Do JP Morgan, Luiz Fernando Figueiredo partiu para o Banco Nacional e, depois, acumulou uma breve passagem como sócio e diretor-tesoureiro do Banco BBA, em 1994. 

Até que a amizade com Armínio Fraga mudou os rumos – para melhor – de sua já consolidada carreira.

Luiz Fernando Figueiredo e o Banco Central

Depois que Fraga se tornou presidente do Banco Central, as portas, literalmente, se escancararam para o competente gestor Luiz Fernando Figueiredo. Aconselhado por outro amigo, Fernão Bracher, aceitou o convite de Fraga e virou diretor do BC.

Exerceu o importante cargo durante toda a gestão de Armínio, entre 1999 e 2003. Saiu por conta da troca do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, por Lula, em 2003, junto com os demais membros da cúpula do Banco Central.

Gávea Investimentos e a Mauá Capital

Depois de criar a Gávea Investimentos com Armínio Fraga e de passar alguns anos se dividindo entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Luiz Fernando Figueiredo tomou o caminho contrário do parceiro e resolveu focar 100% dos seus esforços no mercado paulista. Assim, nasceu a Mauá Capital.

Em 2005, a gestora surgiu com o objetivo de se tornar grande. E conseguiu, mesmo passando por momentos de instabilidade. Hoje, pode ser considerada uma das referências do País. “Oferecemos investimentos em diferentes classes de ativos. Macro, Ações, Real Estate, Macro Sistemático e Crédito Privado”, apresenta-se a empresa.

“Sob o mesmo ambiente organizacional, reunimos profissionais experientes. E com track record comprovado em cada uma destas classes. O que gera uma interação importante com a inteligência em diferentes setores da economia”, completa o anúncio.

Mauá Capital: conheça também Renato Ometto, outro fundador

Renato Ometto, CIO da Mauá Capital, é formado em Administração de Empresas pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais). Trabalhou ao lado de uma das maiores referências do mercado financeiro mundial: Jorge Paulo Lemann, sócio da 3G Capital, onde fez parte do time da Ospraie Management, filiada da 3G Capital em Nova York, entre 2007 e 2010. 

Em 2013, Renato Ometto se tornou sócio da Explora Investimentos, gestora independente focada em fundos long Only.

Saiu da Explora no fim de 2016 e, três meses depois, ajudou a fundar a Mauá Capital.

Desde março de 2017, o foco de Ometto foi formar um time capaz de desenvolver principalmente a área de ações da gestora.

Sempre focado no long Only, ou seja, nos investimentos a longo prazo, focou em compras de títulos de empresas que estavam em baixa para construir seus fundos de maior sucesso.

Dois fundos se destacam em meio à vasta oferta de ações da Mauá Capital: Fundo Mauá Ações FIC FIA e Fundo Mauá Previdência.

  • Agora que você conheceu mais sobre a história de Luiz Fernando Figueiredo, tenha mais segurança na hora de investir. Conte com um assessor. Abra uma conta na EQI Investimentos.