Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Dica de leitura: The Winner’s Curse e a maldição do vencedor

Dica de leitura: The Winner’s Curse e a maldição do vencedor

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

06 Dez 2020 às 02:21 · Última atualização: 08 Jun 2022 · 4 min leitura

Redação EuQueroInvestir

06 Dez 2020 às 02:21 · 4 min leitura
Última atualização: 08 Jun 2022

Livro Wnnner's Curse, sobre economia comportamental e a maldição do vencedor

O livro The Winner’s Curse, do economista americano Richard H. Thaler, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2017, aborda a economia comportamental, que estuda os impactos da psicologia nas decisões econômicas, e a também chamada maldição do vencedor.

O livro está disponível na versão padrão em inglês.

Suas premissas são baseadas em argumentos psicológicos na análise da tomada de decisão econômica. O autor pesquisou como o pensamento e as emoções impactam a tomada de decisão.

Richard H. Thaler foi pioneiro ao desenvolver a teoria da contabilidade mental. Este conceito aborda a tomada de decisão financeira individual e como o padrão coletivo influencia esta escolha.

The Winner’s Curse é uma das leituras recomendadas pelos especialistas da EQI Investimentos.  Está entre as obras que eles leram, gostaram e indicam.

Na teoria da contabilidade mental

Antes de mais nada, o professor da Universidade de Chicago prova como as pessoas simplificam a tomada de decisão financeira na teoria da contabilidade mental.

À primeira vista, conforme o Nobel de Economia, as decisões financeiras, na maioria das vezes, são tomadas com base em uma necessidade imediata. No livro, o autor demonstra como o consumidor simplifica esta análise sem considerar outras possibilidades e os seus resultados.

Por exemplo, você vai pedir um financiamento e calcula quanto terá que pagar todo mês, mas não pergunta qual é a taxa de juros que vão te cobrar. Falta de tempo e de reflexão são algumas das causas por que optamos pela pior alternativa financeira.

No livro, o autor destaca que se as características humanas influenciam diretamente a tomada de decisão individual, por consequência irão influenciar os resultados do mercado financeiro.

Fatores como autocontrole são importantes na prática da contabilidade mental.

Perigos do vencedor da maldição

Embora o conceito de A maldição do vencedor já tenha sido abordado há 50 anos, o economista dedica um capítulo especialmente para tratar deste tema. Segundo ele, a ideia é simples.

Suponha, por exemplo, que muitas empresas de petróleo estejam interessadas em comprar os direitos de perfuração em uma determinada gleba. Considerando que os direitos valem o mesmo valor para todos os licitantes, ou seja, o leilão é o que é chamado de leilão de valor comum.

Cada empresa licitante, além disso, recebeu uma estimativa do valor dos direitos de seus especialistas. De acordo com o autor, supondo que estas estimativas são imparciais, então, a média das estimativas é igual ao valor comum a todos.

“O que é provável que aconteça no leilão?”, questiona Richard Thaler. Dada a dificuldade de estimar a quantidade de óleo neste local, as projeções dos especialistas irão variar substancialmente, alguns muito altas e outras muito baixas.

Mesmo se as empresas licitarem um pouco abaixo da estimativa sugerida por seu especialista, salienta Thaler, as empresas cujos especialistas forneceram estimativas mais altas tenderão a oferecer mais do que as empresas cujos profissionais avaliaram mais baixo.

O vencedor é o perdedor

Na verdade, pode ocorrer que a empresa que vença o leilão seja aquela cujos especialistas forneceram as estimativas maiores. Se isso acontecer, conforme o autor, o vencedor do leilão provavelmente será um perdedor.

Pode-se dizer que o vencedor é “amaldiçoado” de duas formas: primeiro, porque o lance vencedor excede o valor regulado, então a empresa perde dinheiro. E em segundo lugar, o valor do contrato é menor do que a projeção do especialista, então a empresa vencedora se sente iludida.

Em ambas versões, o licitante vencedor fica insatisfeito com o resultado. Nesse sentido, diz Thaler, a maldição do vencedor não pode ocorrer se todos os licitantes forem racionais. Então, a evidência da maldição de um vencedor nas configurações do mercado constitui uma anomalia.

A teoria do empurrão

Thaler também escreveu em parceria com o jurista Cass Sunstein, o livro Nudge – Um Pequeno Empurrão, que acabou virando um best-seller.

Segundo o Nobel de Economia, as pessoas necessitam apenas de um empurrão para que compreendam bem o que lhes falta para seguirem por determinadas escolhas.

Thaler é coautor do livro “O empurrão para a escolha certa: melhore suas decisões sobre saúde, riqueza e felicidade”, que se tornou um best-seller.

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias