No próximo dia 16 de março, os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos anunciam suas novas taxas de juros. Quando a data coincide, o mercado chama o evento de Super Quarta.
E para esta Super Quarta, muitas mudanças são aguardadas: os EUA devem anunciar o início da subida de juros por lá, depois de um longo período de juros zerados e política monetária expansionista em decorrência da pandemia.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), banco central americano, já adiantou que uma alta inicial de 0,25% dos juros deve ser aguardada.
A subida, considerada mais moderada, acontece em decorrência do novo cenário global, com a guerra na Ucrânia. Até então, os mercados contavam com alta de 0,5%.
Powell afirmou que os 0,25% seriam adequados ao atual contexto, mas que, caso a inflação surpreenda negativamente e se mostre mais persistente do que esperada, o Fed pode promover altas mais agressivas.
Para o BTG Pactual, até o final deste ano, os avanços nos juros devem somar 1,75 ponto porcentual.
Inflação é a mais alta em 40 anos nos EUA
A alta de juros nos EUA busca controlar a inflação que, chegou a 7,5% nos 12 meses encerrados em janeiro, sendo a maior desde 1982.

Reprodução/Poder 360
juros
E no Brasil?
Já no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve subir a taxa de juros dos atuais 10,75% para 11,75% – em mais uma alta, sendo a nona sequencial.
Por aqui, as apostas são de que este movimento é o penúltimo do ciclo. E a Selic deve estacionar em 12,25% e assim permanecer ao longo do ano.
Selic a caminho da nona alta

Reprodução/BC
EQI promove live sobre o tema nesta quinta
Mas, afinal, até quando o Brasil vai permanecer com juros altos e os EUA com os juros baixos?
Para explicar este contexto, a EQI Investimentos promove, nesta quinta-feira (3), às 19h15, uma live com Valter Manfro, head de produtos estruturados da empresa, e Denys Wiese, head de renda fixa.
No evento, você vai entender como atuam os bancos centrais, como os juros impactam o ciclo econômico, em qual fase do ciclo etamos atualmente, e como o ciclo econômico afeta a tomada de decisão nos investimentos.
Faça o seu cadastro aqui e ative o sininho para ser informado assim que a live começar.
Confira também: