A JBS (JBSS3) estará investindo cerca de R$ 134 milhões na produção de fertilizantes 100% nacionais. O investimento será destinado para produção na fábrica em Guaiçara (SP). A capacidade de produção será de 150 mil toneladas por ano.
A produção se dará por meio da divisão Campo Forte Fertilizantes. Segundo matéria do Estadão, a produção será destinada tanto a consumidores finais quanto para empresas.
Fertilizantes: guerra causa dificuldades em todo o mundo
Há uma preocupação em todo o mundo por conta de uma potencial falta de fertilizantes no mercado, por conta da guerra na Ucrânia. A Rússia é um dos principais exportadores do insumo e o Brasil, um dos maiores importadores dos russos.
Nesta semana, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reuniu com representantes de empresas de fertilizantes do Canadá. O objetivo foi o de debater o atual momento por qual passa o setor, com a redução das exportações dos insumos da Rússia e Bielorrussia. Nos encontros, a ministra destacou a importância de as empresas canadenses ampliarem o fornecimento para o Brasil.
A Canpotex, que exporta o potássio das duas principais mineradoras do Canadá, informou à ministra que pretende aumentar o volume de vendas ao Brasil para além dos atuais 4 milhões de toneladas por ano.
“Seguimos conversando com diversos fornecedores para que o nosso agro continue garantindo a segurança alimentar para o Brasil e o mundo”, ressaltou a ministra.
Como a Guerra na Ucrânia afeta a economia brasileira? Entenda todo o cenário
Antes mesmo de iniciar a Guerra na Ucrânia, o Brasil já enfrentava algumas dificuldades na economia com uma inflação na casa dos dois dígitos e uma tendência de alta na taxa básica de juros, a Selic. Apesar disso, vale ressaltar que o país conseguiu recuperar no ano passado grande parte das perdas em 2020, que foi arrasado com o impacto do início da pandemia de covid-19.
O conflito militar entre Rússia e Ucrânia está provocando um temor geral nos mercados do mundo inteiro, com as sanções aplicadas contra os russos e a sua possível retaliação contra o ocidente. Mas como será que isso afeta a economia brasileira? O objetivo deste artigo é apresentar um panorama geral sobre a situação.