Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
IVAR desacelera e inflação de aluguéis é de 0,81% em março

IVAR desacelera e inflação de aluguéis é de 0,81% em março

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

06 Abr 2022 às 13:38 · Última atualização: 06 Abr 2022 · 1 min leitura

Redação EuQueroInvestir

06 Abr 2022 às 13:38 · 1 min leitura
Última atualização: 06 Abr 2022

IVAR, Índice de Aluguéis, teve desaceleração em março

Divulgação

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) subiu 0,81% em março de 2022, o que representa uma desaceleração em relação à taxa mensal de 2,92% registrada em fevereiro. Com o resultado, o índice passa a acumular variação de 6,24% em 12 meses, a maior para um valor acumulado em março desde o início da série histórica, em janeiro de 2019.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). Entre fevereiro e março, a taxa de variação mensal do IVAR desacelerou nas quatro capitais componentes do índice.

Gráfico mostra IVAR, índice de inflação de aluguéis calculado pela FGV

Alta no índice acumulado

Em relação com o mesmo período no ano passado, no entanto, o índice é maior nas quatro capitais, como se vê pelo gráfico abaixo.

Gráfico mostra IVAR, índice de inflação de aluguéis calculado pela FGV

O que é o IVAR

O IVAR foi desenvolvido para pedir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil com base em informações anônimas de contratos de locação obtidas pelo FGV Ibre junto a empresas administradoras de imóveis.

Os dados são coletadoos entre o primeiro e o último dia do mês. O índice passou a ser divulgado depois que, por causa da pandemia, o IGP-M saltou absurdamente e sua aplicação aos contratos de aluguéis se tornou inviável. Nesse cenário, surgiu uma nova opção, lançada pela FGV em janeiro a partir de cálculos que já eram realizados desde 2019, mas com metofologia diferente.

  • Quer proteger seus investimentos da inflação? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para tirar as suas dúvidas.
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias