Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Ações, FIIs, ETFs e BDRs: saiba quais os 10 mais procurados por pessoas físicas

Ações, FIIs, ETFs e BDRs: saiba quais os 10 mais procurados por pessoas físicas

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

09 Fev 2022 às 17:36 · Última atualização: 09 Fev 2022 · 2 min leitura

Redação EuQueroInvestir

09 Fev 2022 às 17:36 · 2 min leitura
Última atualização: 09 Fev 2022

mercados

Reprodução/B3

A B3 divulgou recentemente o perfil do investidor em 2021. Dentre outras coisas, o relatório revelou que os brasileiros com investimentos chegam a 5 milhões. Isso mesmo: o número de pessoas físicas com contas abertas em corretoras no Brasil já chega a 5 milhões.

Mas no relatório também é possível verificar, em cada modalidade de investimento, quais os papéis mais procurados e, assim, identificar tendências. Vamos lá?

Investimentos: os 10 mais em cada modalidade

Ações

O aumento do número de investidores em ações mostra o avanço da democratização do mercado de capitais nos últimos anos. São 3 milhões de CPFs cadastrados, aumento de 28% em relação a 2020.

Bancos e empresas de saneamento figuram entre as mais procuradas, além das gigantes Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3), o que revela uma tendência na busca por ações boas pagadoras de dividendos na composição da carteira das pessoas físicas.

ações

Reprodução/B3

FIIs

O investimento em fundos imobiliários é dominado por pessoas físicas na B3, que detêm 73% do saldo do produto. Hoje, são 1,5 milhão de investidores de FIIs, aumento de 32% na comparação com 2020.

Destaque para os fundos do BTG Pactual (BPAC11), que dominam a lista.

Os que têm mais pessoas físicas em sua base de cotistas são:

FIIs

Reprodução/B3

ETFs

Houve um grande crescimento de investidores pessoas físicas em ETFs em 2021: são 500 mil investidores, aumento de 109% em relação a 2020.

O mais procurado segue sendo o ETF que acompanha o Ibovespa, mas chama a atenção os que têm exposição à criptomoedas, como o HASH11, às big techs, e ao mercado chinês.

Os mais procurados por pessoas físicas foram:

ETFs

Reprodução/B3

BDRs

Hoje são 1,4 milhão de investidores pessoas físicas em BDRs, com incríveis 994% de crescimento em relação a 2020.

Destaque para a busca pelas big techs entre os BDRs com mais investidores, além de Nubank e XP, empresas brasileiras listadas em Nova York, o que também chama a atenção.

BDRs

Reprodução/B3

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias