Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Investimento no Exterior
Notícias
Trump quer reduzir a zero as exportações de petróleo iranianas

Trump quer reduzir a zero as exportações de petróleo iranianas

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um memorando que impõe novas sanções ao Irã. O documento determina que o Departamento do Tesouro dos EUA adote novas restrições para reduzir a zero as exportações de petróleo iranianas.

Após a imposição de novas sanções contra os iranianos, Trump afirmou, na última quarta-feira (5), que deseja negociar um novo acordo com o país asiático para melhorar as relações bilaterais entre eles, mas com uma condição: Teerão não poderá desenvolver uma arma nuclear. 

Eu digo isso ao Irã, que está ouvindo atentamente: eu adoraria ser capaz de fazer um grande acordo. Um acordo que permita que vocês sigam com suas vidas“, declarou Trump a jornalistas em Washington, segundo a agência Reuters.

Publicidade
Publicidade

Mesmo com o endurecimento da postura, Trump deixou aberta a possibilidade de um diálogo com Teerã. “Eles não podem ter uma coisa: uma arma nuclear. Se eu achar que eles estão caminhando para isso, será muito ruim para eles“, alertou.

Críticas à administração Biden e tensões regionais

Trump criticou a administração anterior de Joe Biden por não aplicar sanções de forma rigorosa, o que, segundo ele, permitiu que o Irã financiasse um programa nuclear e milícias armadas no Oriente Médio. 

O Irã nega que esteja desenvolvendo uma arma nuclear, mas seu programa de enriquecimento de urânio avançou nos últimos meses. Em dezembro, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) relatou que Teerã estava enriquecendo urânio a 60% de pureza, próximo do nível necessário para armamento (90%).

A decisão de Trump reacende tensões na região e pode impactar o mercado de petróleo. 

Enquanto aliados dos EUA no Oriente Médio, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, têm capacidade para compensar a redução da oferta iraniana, a China, maior compradora do petróleo do Irã, mantém um sistema de comércio paralelo que evita o uso do dólar e as sanções norte-americanas.

Você leu sobre Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!