Os Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontaram que o setor apresentou queda de 0,4% no faturamento real da indústria de transformação em março de 2022 na comparação com fevereiro do mesmo ano.
Já o índice de emprego industrial se manteve estável pelo segundo mês consecutivo.
Após a queda produzida pela pandemia em fevereiro de julho de 2020, o emprego industrial vem apresentando uma recuperação consistente segundo o levantamento da CNI. Em março, o índice atingiu 20 meses de estabilidade ou crescimento. Na comparação com março de 2021, o índice de emprego industrial teve uma alta de 2,7%.
“Em um comparativo com o mesmo período em 2021, a alta na indústria é de 2,7%, mas os primeiros três meses de 2022 mostram a perda do ritmo de recuperação do emprego que se verificou em 2021”, destacou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Ainda segundo os Indicadores Industriais, o primeiro trimestre de 2022 registrou uma queda significativa no faturamento na comparação com o mesmo período de 2021, com um recuo de 6,7%.
Já na comparação com março do ano passado, a queda é menor, de 6,4%, porém ainda é forte.
Capacidade instalada estável
A pesquisa mostrou que a utilização da capacidade instalada (UCI) se encontra estável em um patamar elevado e acima do nível pré-pandemia. Assim, a UCI atingiu 80,9%, o que significa 0,2 ponto percentual abaixo do nível registrado em março do ano passado.
- Quer entender seus investimentos? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as melhores aplicações disponíveis!