Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Emprego: Indicador Antecedente da FGV retoma alta e vai a 79,5 pontos

Emprego: Indicador Antecedente da FGV retoma alta e vai a 79,5 pontos

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 4,5 pontos em abril, para 79,5 pontos, maior nível desde dezembro do ano passado (81,8 pontos). Essa foi a primeira alta após cinco meses seguidos de queda.

Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,0 ponto, para 76,5 pontos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).

“Depois de cinco meses de queda, o IAEmp voltou a subir em abril. A melhora no mês precisa ser contextualizada porque o indicador continua em patamar baixo e foi puxada pelo setor de serviços, que foi mais impactado por ondas da pandemia, como no início em 2022, e que ainda tem espaço para recuperação. O principal desafio nos próximos meses será a manutenção desse resultado positivo que dependerá da melhora do ambiente macroeconômico”, afirma Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre.

Emprego: Indicador Antecedente de Emprego sobe 4,5 pontos em abril, de acordo com a FGV. Gráfico mostra evolução do índice.

Análise por componentes

Em abril, todos os sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. O principal destaque foi o indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços e da Indústria, que contribuíram com 1,6 e 1,2 ponto, respectivamente

Publicidade
Publicidade
  • Sondagem do Consumidor – Emprego Local Futuro – 0,1
  • Sondagem de Serviços – Emprego Previsto – 0,4
  • Sondagem de Serviços – Situação Atual dos Negócios – 1,6
  • Sondagem de Serviços – Tendência dos Negócios – 0,7
  • Sondagem da Indústria – Emprego Previsto – 0,4
  •  Sondagem da Indústria – Situação Atual dos Negócios – 1,2
  • Sondagem da Indústria – Tendência dos Negócios da Indústria de Transformação – 0,1
  • Total – 4,5

O que é o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp)

O Indicador Antecedente de Emprego tem por objetivo antecipar os principais movimentos do mercado de trabalho no Brasil, com base em dados extraídos das Sondagens Empresariais e do Consumidor produzidas pelo FGV Ibre.

Os dados relativos às expectativas em relação ao mercado de trabalho são extraídos da Sondagem do Consumidor, enquanto os dados relativos ao emprego previsto, à situação atual dos negócios e à tendência dos negócios são extraídos da Sondagem da Indústria e da Sondagem de Serviços, individualmente, a partir de perguntas sobre a situação presente e futura do mercado de trabalho.

O IAEmp inclui os resultados obtidos na pergunta em que o consumidor revela suas expectativas para os meses seguintes em relação ao mercado de trabalho na cidade em que reside. O indicador da Sondagem do Consumidor obtido a partir da pergunta sobre a situação futura do mercado de trabalho é construído a partir dos dados desagregados de sete das principais capitais do Brasil.

  • Quer entender o impacto de índices de emprego em seus investimentos? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as melhores aplicações disponíveis!