A B3, a principal bolsa de valores do Brasil, revelou nesta quinta-feira (2) a terceira e última prévia da nova carteira teórica do Ibovespa para o período de janeiro a maio de 2025. As mudanças confirmadas incluem a entrada das ações preferenciais da Marcopolo ($POMO4) e Porto Seguro ($PSSA3), e a exclusão das ações da Eztec ($EZTC3) e da Alpargatas ($ALPA4), alterações já antecipadas nas prévias anteriores.
A nova composição contará com 87 ativos, mantendo a Vale ($VALE3) como líder em participação, com 11,889% do índice. Outras companhias de destaque incluem Petrobras ($PETR4) com 8,184%, Itaú ($ITUB4) com 7,513%, Petrobras ($PETR3) com 4,536% e Banco do Brasil ($BBAS3) com 3,506%. A Marcopolo, que foi incluída nesta atualização, terá um peso de 0,2509%, e a Porto 0,3372%.
Para integrar o Ibovespa, os ativos precisam atender a critérios rigorosos, como estar entre os mais negociados e com maior representatividade de mercado. Isso inclui: presença em 95% dos pregões no último ano; movimentação financeira mínima de 0,1% do mercado à vista; e inclusão entre os ativos que correspondem a 85% do Índice de Negociabilidade (IN). Além disso, os papéis não podem ser penny stocks, ou seja, ações com valor inferior a R$ 1,00.
A B3 divulga três prévias para o Ibovespa, com atualizações em momentos estratégicos para garantir maior transparência e previsibilidade ao mercado. Essa terceira prévia consolida a composição que vigora entre 6 de janeiro e 2 de maio de 2025, oferecendo aos investidores um panorama atualizado dos principais ativos da bolsa. A carteira definitiva será divulgada na próxima segunda-feira (6).
Você leu sobre B3 e prévia do Ibovespa. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!