Para retomar o ritmo de crescimento mais robusto, a China prometeu que irá manter o mercado de ações estável e tomará medidas para impulsionar o crescimento econômico durante os três primeiros meses de 2022. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (16), pela agência de notícias Xinhua, que pertence ao governo chinês.
As declarações foram realizadas durante uma reunião especial do Comitê de Estabilidade e Desenvolvimento Financeiro do Conselho de Estado. O evento foi feito para debater e estudar a situação econômica atual e do mercado de capitais.
- Leia também: Como fazer para investir na China? Aprenda agora!
A reunião foi presidida pelo vice-primeiro-ministro, Liu He, membro do Comitê Central do Partido Comunista da China, e do diretor do Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento, além de representantes de departamentos de diversas áreas.
Na reunião, o governo chinês relatou que irá promover políticas favoráveis aos mercados de capitais, porém ele aponta que deverá ser cauteloso na introdução de medidas contracionistas. Segundo a Xinhua, o governo deverá manter o apoio na listagem de ações de empresas chinesas no exterior e continuará com um “bom diálogo” com os órgãos reguladores dos EUA.
Além disso, o PCC ressalta que tanto os americanos quanto os chineses estão trabalhando em um plano de cooperação entre eles.
O Comitê também propôs a manutenção dos mercados financeiros de Hong Kong estáveis, junto com o aprimoramento das comunicações regulatórias e a coordenação com os reguladores do ex-território britânico, conforme informou a Xinhua.
Veja também: Novo surto de Covid pode reduzir PIB chinês em 0,5 p.p. no 1TRI22, diz Citi
Sem contar que o Comitê relatou que a política monetária da China deve “responder ativamente” para apoiar a economia da China, oferecendo crédito para ajudar a manter o ritmo do “crescimento apro”.
O analista especializado em China, Zichen Wang, da newsltetter Pekingnology, destaca que o governo chinês demonstrou um forte sinal para restaurar a confiança do mercado.
Ele ainda explica que os mercados asiáticos reagiram positivamente com o posicionamento da China, visto que os últimos dias estavam com um grande mau humor diante das repercussões do conflito entre Rússia e Ucrânia. Wang também afirma que governo deixa claro que o seu foco será o desenvolvimento econômico e social.