Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Esh Capital eleva participação na Gafisa (GFSA3)

Esh Capital eleva participação na Gafisa (GFSA3)

A Esh Capital elevou sua participação na Gafisa (GFSA3), conforme comunicado encaminhado ao mercado pela construtora.

De acordo com o documento, os fundos sob gestão da Esh atingiram 7.499.755 milhões de ações, acrescida de uma posição à termo que outorga o direito ao fundo a adquirir 570 mil ações.

Desta forma, a posição consolidada, considerando o termo, correspondente à 15,77976 % da Gafisa S.A.

Após o movimento, a Esh informou que o fundo não detém outros valores mobiliários de emissão da companhia ou instrumentos financeiros derivativos referenciados em tais ações, sejam de liquidação física ou financeira, nem participa de qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da companhia.

Também disse que o fundo solicitou a convocação de assembleia geral extraordinária com o objetivo de deliberar acerca da suspensão do exercício dos direitos políticos de acionistas.

Publicidade
Publicidade

E acrescentou que a participação atual não é suficiente para alterar a atual estrutura de controle da companhia, entretanto, reserva-se o direito de indicar membros para compor os órgãos de governança dela, notadamente o Conselho de Administração.

Imagem mostra trabalhadores da construção civil em serviço.

Gafisa (GFSA3): aumento de capital

O contexto do avanço da Esh diz respeito a uma disputa entre as partes. A gestora vem se opondo à decisão da Gafisa de um aumento de capital de R$ 78 milhões já aprovado em assembleia e apresentou requerimento de instauração de procedimento arbitral contra a companhia e seus administradores.

No dia 20 de janeiro a construtora reapresentou o documento de proposta de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) sobre pedido da ESH Theta, de Vladimir Timerman, de suspensão de direitos políticos de acionistas, a fim de incluir respostas de acionistas e gestores de fundos com participações na empresa.

Na sequência, a MAM Asset Management, de Nelson Tanure, e Trustee Distribuidora, que detém participação majoritária na Gafisa, afirmaram que a ordem do dia para a AGE apresenta matéria ilegal.

Logo em seguida a Planner Corretora de Valores, que detém fatia importante do bolo de ações, disse que é “absurda e verdadeiramente abusiva” o pleito da ESH Capital, sob a suspensão de direitos.

Enquanto a situação não se define, as partes vão se blindando por meio de liminares ou medidas cautelares.

Ibovespa

A ação GFSA3 encerrou o dia 26 de janeiro de 2023 cotada em R$ 12,43.

  • Quer saber mais sobre a Gafisa (GFSA3) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!