Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos Imobiliários
Notícias
TRBL11 anuncia início das obras de reparo em imóvel dos Correios

TRBL11 anuncia início das obras de reparo em imóvel dos Correios

O fundo imobiliário Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11) anunciou o início das obras de reparo no Centro de Logística de Contagem, em Minas Gerais, locado para os Correios. Segundo comunicado enviado ao mercado, o investimento previsto é de R$ 14 milhões, que serão inicialmente financiados pelo próprio fundo.

A obra é classificada como emergencial e tem como objetivo evitar danos maiores ao empreendimento e prejuízos aos investidores. Embora os custos iniciais sejam arcados pelo TRBL11, a gestora Rio Bravo destacou que ela e as demais responsáveis avaliarão a melhor estratégia jurídica para buscar o ressarcimento dos danos.

Ainda segundo o comunicado, a obra será dividida em duas etapas. A primeira inclui a reparação de juntas de dilatação, o reforço de fundações e a recuperação das paredes de fechamento no bloco administrativo. A conclusão dessa fase está prevista para até 30 de dezembro de 2024.

Publicidade
Publicidade

A segunda etapa, com previsão de conclusão para 31 de março de 2025, envolve problemas relacionados ao solo, como a estabilidade do talude. As intervenções incluirão terraplenagem, contenções e melhorias no sistema de drenagem.

Reunião entre gestores e os Correios

No último dia 30, os gestores do fundo se reuniram com os Correios para discutir a situação do centro logístico. Durante a reunião, a estatal reforçou a importância estratégica do local para suas operações e a necessidade de que os reparos realizados sejam definitivos.

“Atualmente, o inquilino não está operando no imóvel. A operação do prédio administrativo dos Correios foi desmobilizada de forma integral. Quanto ao galpão, os equipamentos seguem no empreendimento e existem mercadorias armazenadas, porém não há fluxo de recebimento de novas mercadorias”, pontuou o TRBL11.

Os Correios realizaram um significativo investimento em máquinas e equipamentos projetados especificamente para o imóvel, incluindo esteiras de operação de última geração, importadas e adaptadas para as necessidades dessa operação.

Além disso, o inquilino está preparando um laudo técnico próprio para monitoramento da situação, e uma nova reunião está agendada para ocorrer em aproximadamente 10 dias, com o objetivo de apresentar atualizações.

Entenda a situação do TRBL11

Os problemas estruturais em parte do centro de distribuição dos Correios, localizado no município de Contagem, em Minas Gerais, já se arrastam por pelo menos um ano, devido a um impasse sobre a definição do responsável pelos reparos necessários. Essa situação tem causado desconforto entre os cotistas desde que o galpão logístico foi interditado pela Defesa Civil local.

Na primeira vistoria, o órgão municipal determinou a interdição de apenas 6% da área total do imóvel. No entanto, na última sexta-feira (25), o TRBL11 recebeu uma notificação da Defesa Civil de Contagem, informando que houve a interdição total de uma de suas propriedades.

O comunicado foi enviado após uma nova inspeção realizada pela Defesa Civil no dia 21 de outubro, solicitada pelo inquilino do complexo, os Correios, sem que houvesse aviso prévio ao proprietário do imóvel.

A Defesa Civil indicou a necessidade de intervenções para garantir a segurança da edificação. Após a conclusão dessas obras, uma nova vistoria será realizada para decidir sobre a possível liberação do local.

Em 15 de outubro, o fundo anunciou a interdição parcial do galpão logístico em questão, com os Correios alegando que interromperam suas operações no local devido ao recalque da placa de vedação lateral.

O TRBL11 afirmou que não houve qualquer alteração nas condições observadas na visita anterior. No entanto, uma nova inspeção foi realizada, resultando na ampliação da interdição, que passou de parcial para total.

A gestão enfatizou que o intervalo entre as visitas não foi suficiente para resolver os problemas identificados tanto pelo inquilino quanto pela Defesa Civil.

Você leu sobre o TRBL11. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!