Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos Imobiliários
Notícias
Reavaliação patrimonial dos FIIs: HGBL11 e SARE11 divulgam laudos atualizados

Reavaliação patrimonial dos FIIs: HGBL11 e SARE11 divulgam laudos atualizados

Os fundos imobiliários (FIIs) têm a obrigatoriedade de realizar, no mínimo uma vez ao ano, a reavaliação patrimonial de seus ativos, por meio da divulgação de laudos de avaliação atualizados. Esse processo é fundamental para garantir a transparência e a precisão na informação dos investidores sobre o valor real dos imóveis que compõem o portfólio do fundo.

Uma das metodologias mais utilizadas para determinar o valor justo de um imóvel é o fluxo de caixa descontado. Essa técnica estima a receita líquida futura gerada por um imóvel nos próximos anos e traz esses valores para o presente, aplicando uma taxa de desconto. Essa taxa é diretamente influenciada pelas taxas de juros de longo prazo; quanto maior a taxa de desconto, menor será o valor presente do imóvel, refletindo uma desvalorização em relação ao seu valor futuro.

Leia também:

Reavaliação patrimonial do HGBL11 e SARE11

Na última sexta-feira (13) o $SARE11 e $HGBL11 divulgaram os laudos de reavaliação patrimonial com os novos valores dos seus portfólios. No caso do HGBL11, o laudo indicou uma leve desvalorização de 0,88% no valor contábil do ativo, o que resultou em uma desvalorização patrimonial de 0,37% no Fundo. Esse resultado reflete uma estabilidade, mas com uma pequena queda no valor dos imóveis que compõem o portfólio do fundo.

Por outro lado, o SARE11 apresentou um desempenho mais desigual entre os seus segmentos. O portfólio logístico do fundo registrou uma variação positiva de 3,56%, possivelmente impulsionada por uma melhora operacional, refletida no aumento dos fluxos de caixa. No entanto, o portfólio de escritórios sofreu uma queda significativa de 10,43%. No consolidado do Fundo, a desvalorização total do portfólio foi de 8,1%, evidenciando um desempenho misto, com ganhos no setor logístico sendo ofuscados pelas perdas no setor de escritórios.

Esses ajustes nas avaliações patrimoniais são essenciais para a correta precificação dos ativos e o alinhamento das expectativas dos investidores com as condições do mercado imobiliário, que podem variar ao longo do tempo, dependendo de fatores como a demanda por imóveis e as condições econômicas.

Você leu sobre a reavaliação patrimonial dos FIIs. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!