Cerca de 40% dos imóveis são anunciados com preço acima do valor de mercado, mas isso acaba espantando eventuais interessados na compra. O estudo foi feito pela plataforma QuintoAndar, especializada em mercado imobiliário, com anúncios de 24 cidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
- IMÓVEIS OU FUNDOS IMOBILIÁRIOS? BAIXE NOSSA PLANILHA COMPARATIVA E VEJA O MELHOR INVESTIMENTO.
O estudo mostra que 46% dos imóveis anunciados para venda são listados com o preço acima do ideal, mas apenas 10% deles acabam sendo adquiridos com o sobrepreço. Para os pesquisadores, o resultado mostra que superestimar o valor do bem afasta potenciais interessados.
A empresa aponta que, como a negociação de imóveis costuma ser um evento menos frequente na vida das pessoas, a discussão sobre o valor justo para as duas partes provoca muita dúvida na precificação, especialmente no caso de imóveis residenciais.
Dados avaliados pela plataforma apontam que os imóveis anunciados e negociados entre julho de 2022 e abril de 2023 passaram em média por três mudanças de preço. Em geral, segundo a empresa, as mudanças em geral são para diminuir o preço, com a passagem do tempo, e são feitas para chamar a atenção dos possíveis compradores.
A QuintoAndar diz ainda que o vendedor não deve ter pressa para realizar a transação. De cada cinco visitas agendadas pela plataforma, quatro são feitas em imóveis listados há mais de oito semanas.
- Quer investir no mercado imobiliário sem a burocracia de comprar um imóvel? Confira nosso Checklist para avaliação de FIIs e veja as melhores opções para começar a aplicar em Fundos Imobiliários.