Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos Imobiliários
Notícias
CVM proíbe alavancagem de FIIs até regulamentação

CVM proíbe alavancagem de FIIs até regulamentação

A Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um ofício na quinta-feira (22), abordando a possível flexibilização das regras relacionadas à alavancagem (endividamento) dos Fundos Imobiliários (FIIs). No entanto, o documento destaca que, por enquanto, não houve alterações efetivas e que é necessário aguardar regulamentação.

A liberação da alavancagem dos FIIs foi uma questão levantada a partir da Lei 14.754, que trata da tributação dos fundos de investimentos exclusivos e foi sancionada em dezembro de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alavancagem dos Fundos Imobiliários: o que diz a lei?

Na lei, dentre outras mudanças, existe a permissão para utilizar os imóveis pertencentes ao fundo como garantia para obrigações e dívidas assumidas pela carteira, uma operação anteriormente não autorizada.

Na época, especialistas em fundos imobiliários sugeriram que, se efetivadas, essas mudanças representariam uma significativa flexibilização em relação à alavancagem dos FIIs.

Contudo, no ofício circular divulgado ontem, a CVM esclarece que qualquer possível flexibilização na alavancagem dos Fundos Imobiliários está condicionada à regulamentação, sendo esta responsabilidade da própria comissão. Ou seja: será necessária a edição de uma norma alteradora para regulamentar e disciplinar a dinâmica de constituição de ônus e prestação de garantia pelos FIIs.