A Nu Asset, gestora de fundos de investimentos do Nubank (NU; ROXO34), divulgou o lançamento de dois novos ETFs de renda fixa corporativa global com hedge na B3 ($B3SA3). Desenvolvidos para atender à demanda por diversificação no mercado brasileiro, o HGBR11 e o HYBR11 são os primeiros ETFs de renda fixa com crédito privado global no Brasil a oferecer proteção cambial em real que neutraliza a volatilidade do real frente ao dólar.
“Muitas vezes, ao investir em outros países, o investidor brasileiro se depara com a forte variação do real em relação ao dólar, que chega aos 20% por ano. Com a proteção cambial, o rendimento desses novos ETFs reflete mais fielmente o que o investimento original gera lá fora, adicionado o rendimento que vem da diferença da taxa de juros entre o Brasil e o país onde o ativo está, o que o mercado conhece por ‘carry’“, explicou Andrés Kikuchi, diretor executivo da Nu Asset Management.
Veja os ETFs de renda fixa do Nubank
De acordo com a fintech, o HGBR11 (Nu iBoxx Investment Grade Hedge Carry BRL) investe em títulos de crédito corporativo de alta qualidade e replica o desempenho do índice iBoxx USD Liquid Investment Grade BRL Hedge Carry Index.
Já o HYBR11 (Nu iBoxx High Yield Hedge Carry BRL) foca em títulos de crédito corporativo com maior potencial de retorno, espelhando o iBoxx USD Liquid High Yield BRL Hedge Carry Index.
Ambos os ETFs proporcionam acesso ao mercado de renda fixa dos Estados Unidos, o maior do mundo, incluindo títulos de dívidas corporativas que somam trilhões de dólares, além de oferecerem liquidez, com negociação na B3 e liquidação em um dia útil (D+1).
As taxas globais são de 0,20% ao ano para o HGBR11 e 0,30% ao ano para o HYBR11. Os fundos são isentos de IOF e “come-cotas”, e a tributação sobre os ganhos de capital é de 15%, podendo ser compensada com perdas de outras operações.
Portfólio de ETFs já têm ativos de renda variável
Com esses lançamentos, a Nu Asset adiciona ao seu portfólio de ETFs a classe de ativos de renda fixa, que já inclui os ETFs de renda variável NDIV11, NSDV11,HIGH11 e LVOL11, e o ETF de Bitcoin NBIT11.
Com R$ 6 bilhões sob gestão, 22 fundos de investimento e 1,4 milhão de investidores, a Nu Asset utiliza ciência de dados em seus investimentos. Entre seus principais marcos, destacam-se o lançamento do primeiro ETF pagador de dividendos da B3 em 2023 (NDIV11) e os primeiros smart betas do índice Bovespa – Low Volatility (LVOL11) e High Beta (HIGH11).