Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos Imobiliários
Artigos
Sam Zell: conheça a história do grande investidor imobiliário

Sam Zell: conheça a história do grande investidor imobiliário

Conhecido por sua carreira de sucesso no setor imobiliário, Sam Zell, que faleceu no dia 18 de maio de 2023, foi conhecido por sua habilidade de restaurar propriedades e projetos imobiliários que pareciam ter dado errado. 

Fundador da Equity Group Investments (EGI), uma empresa de investimentos com foco em imóveis comerciais e energia conheça a história do bilionário do mercado de imóveis americano que popularizou os Reits, os fundos imobiliários nos Estados Unidos, a partir da década de 90. 

QUER ENTENDER TUDO SOBRE FUNDOS IMOBILIÁRIOS? FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO FII SUMMIT! DIAS 30 E 31 DE MAIO, ONLINE E GRATUITO

Sam Zell: Formação e início de sua carreira no setor imobiliário

Sam Zell nasceu em 1941 em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. Ele cresceu em uma família judia de classe média e desde cedo demonstrou interesse pelo mundo dos negócios. Aos 14 anos, ele começou a investir em ações e mostrou talento para identificar oportunidades lucrativas.

Em sua época de estudos na Universidade de Michigan descobriu sua vocação. Junto de seu amigo Robert Lurie, administrou alguns apartamentos do local onde morava em troca do aluguel e em pouco tempo passou a comprar alguns imóveis e reformá-los, visando alugar para outros estudantes. 

O negócio deu tão certo que, ao se graduar em 1966, Zell já havia administrado mais de 4.000 apartamentos, enquanto possuía algo entre 100 e 200 unidades deles. 

Formado em direto, Zell iniciou sua carreira como advogado, mas logo percebeu que seu verdadeiro interesse estava no setor imobiliário, quando em 1968 fundou a Equity Group Investments (EGI) e logo convenceu seu amigo Lurie (o mesmo da universidade) a trabalhar com ele. 

REITS: BAIXE LIVRO DIGITAL GRATUITO

O início da Equity Group Investments (EGI) de Sam Zell

Em uma onda perfeita, ao menos para Zell e sua companhia, o final dos anos 60 e o início dos anos 70 fizeram com que houvesse uma quebra no mercado, mais especificamente em 1973. Com muitos imóveis sendo abandonados e propriedades inadimplentes, Zell e Lurie viram a oportunidade perfeita de adquirir propriedades de alta qualidade a preços muito baixos. 

Com o fim da crise, enquanto pagavam suas dívidas com a renda mensal do aluguel de suas propriedades, viram o valor dos edifícios se recuperar aos níveis anteriores de avaliação em uma abordagem completamente nova de investimento imobiliário. 

Na época, a grande maioria dos investidores imobiliários ganhava dinheiro vendendo os prédios ao invés de gerar receita com aluguéis. 

Em um artigo da New York University Review, Sam Zell descreveu sua estratégia imobiliária como “dançar sobre os esqueletos dos erros de outras pessoas”. O que lhe rendeu o apelido de “Grave Dancer” (dançarino do túmulo).

Sam Zell além dos investimentos em imóveis

Ao longo dos anos, Zell expandiu seus negócios para outras áreas geográficas e setores. Em 2000, ele fundou a Equity International para investir em imóveis comerciais em mercados emergentes ao redor do mundo. Ele também diversificou seus interesses para além do setor imobiliário, investindo em empresas de energia, mídia e outros setores.

Sam Zell e os Reits – Os fundos imobiliários nos Estados Unidos 

Zell é amplamente conhecido também por sua contribuição no setor de Real Estate Investment Trusts (REITs). Assim como os fundos imobiliários que conhecemos no Brasil, os REITs são empresas que possuem, operam ou financiam imóveis comerciais, como escritórios, shoppings, apartamentos e hotéis. 

A Equity Office Properties Trust, criada em 1986, foi seu primeiro REIT, que se tornou uma das maiores empresas imobiliárias do mundo, com um extenso portfólio de escritórios comerciais nos Estados Unidos.

Em 2007, Zell vendeu a Equity Office Properties Trust por um valor recorde de US$ 39 bilhões, pouco antes da crise financeira global de 2008. Essa venda foi amplamente considerada um sinal de alerta para o colapso imobiliário iminente.

Sam Zell e os investimentos no Brasil

Sam Zell, fundador da Equity International em 1999, desempenhou um papel crucial ao incluir a brMalls (ALSO3), a primeira empresa brasileira de construção e incorporação, na bolsa de Nova York (Nyse). 

Ele também contribuiu para a listagem da Gafisa (GFSA3) na bolsa, além de ter adquirido 32% da Gafisa em 2005, antes do crescimento do setor imobiliário no Brasil. Em 2010, a participação da Equity International nas empresas foi reduzida para cerca de 2,5%, após ter sido de 7,2%. Dois anos depois, Sam Zell fez uma oferta de compra pela Gafisa, mas a empresa brasileira recusou.

QUER SABER MAIS SOBRE REITS E MERCADO IMOBILIÁRIO? PARTICIPE DO FII SUMMIT!