Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
EUA impõem sanções à família de Putin e proíbem investimentos no país

EUA impõem sanções à família de Putin e proíbem investimentos no país

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (6) que vão impor uma nova série de sanções à Rússia, o que inclui pela primeira vez as duas filhas adultas do presidente russo, Vladimir Putin.

Katerina Tikhonovna e Maria Putina tem cerca de 30 anos e pouco se sabe sobre elas, que raramente são vistas em público. 

“Acreditamos que muitos dos bens de Putin estão escondidos com membros da família, e é por isso que estamos mirando neles”, disse um alto funcionário do governo que falou à CNBC.

Em 2015, Putin reconheceu que suas filhas moravam na Rússia e eram fluentes em vários idiomas, mas disse: “Falar sobre onde exatamente minhas filhas trabalham e o que elas fazem – eu nunca fiz isso e não vou fazer agora, por muitas razões, incluindo questões de segurança”.

Além das filhas de Putin, os EUA sancionarão a esposa e a filha do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, bem como o ex-presidente e primeiro-ministro da Rússia Dmitry Medvedev e o primeiro-ministro Mikhail Mishustin.

Publicidade
Publicidade

Autoridades dos EUA disseram que esta última rodada de sanções foi uma resposta direta a novas evidências do que provavelmente são crimes de guerra cometidos por tropas russas na cidade ucraniana de Bucha.

Civis foram encontrados mortos a tiros com as mãos amarradas nas costas após a ocupação russa da aldeia, que durou uma semana.

Além das designações individuais, o presidente Joe Biden assinará uma nova ordem executiva proibindo qualquer novo investimento na Rússia por americanos, que se aplicará tanto aos residentes nos EUA quanto aos que vivem no exterior.

Dois dos maiores bancos da Rússia, Sberbank e Alfa Bank, também serão submetidos a sanções de bloqueio total pela primeira vez, embora com cortes para compras de energia.

Várias grandes empresas estatais russas estão sendo colocadas sob sanções, em medida que será detalhada no final da semana.

Leia também: