Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Estilo e Lazer
Notícias
Patrocinar tenistas é estratégia de marketing na EQI Investimentos

Patrocinar tenistas é estratégia de marketing na EQI Investimentos

De que forma o tênis pode ajudar as empresas? Para Patrik Castilho, CMO da EQI Investimentos, o esporte se destaca por se encaixar perfeitamente em ações de marca.

No podcast Out, apresentado por Marcello Donato, Castilho contou sua experiência à frente do marketing da EQI, destacando os projetos que vem desenvolvendo ao lado de tenistas como Rafael Mattos, Thiago Monteiro e Marcelo Zormann.

Tênis e gestão da marca da EQI

A relação de Patrik Castilho com o tênis começou ainda criança, quando ele treinava em Atibaia, onde nasceu. “E tive a chance de reviver essa experiência na EQI. Digo que o tênis é mais bicicleta que a própria bicicleta. Dizem que quem já pedalou jamais esquece, e quem já usou a raquete, não esquece nunca”, diz.

“Eu sempre tive carinho por branding e gestão de marca. E comecei a olhar para isso, montar uma marca forte que realmente facilite a tomada de decisão dos clientes”, ele conta.

A relação com o tênis, afirma, veio ao encontro desse propósito. “Estamos falando da EQI, que é uma instituição financeira. E a gente acaba tendo que adotar técnicas de guerrilha de marketing para competir em um mercado em que os concorrentes têm dinheiro sem fim. Então, um dos nossos sócios, Ricardo Casagrande, nos provocou sobre a questão do tênis. E fomos atrás”, lembra.

Castilho conta que a EQI já tinha um trabalho de branding com a Porsche Cup, patrocinando pilotos. Mas que a corrida tem uma característica diferente do tênis.

“É incrível assistir a corrida da Porsche Cup, ter a oportunidade de colocar o teu filho dentro do carro da Porsche. Mas tem coisas que você não consegue proporcionar. O nosso cliente gosta da Porsche, tem Porsche, gosta do luxo, do conforto. Mas ele não consegue correr com a Porsche. No tênis, diferentemente, a gente consegue proporcionar essa experiência facilmente e o cliente já vive o tênis no dia a dia dele. O cliente vive o tênis”, explica.

Além disso, ele aponta, o tênis tem outras particularidades, como, por exemplo, poder oferecer aos clientes produtos exclusivos, como a camiseta do Rafael Mattos, que não está à venda, ou momentos únicos, como jogar uma partida com o atleta.

“O CEO de uma grande empresa, um grande cliente, gosta do Rafa Mattos, mas não consegue comprar a camiseta dele, não consegue bater bola com ele. Isso nós podemos proporcionar, isso tem valor”, complementa.

Tênis e EQI: como escolher os melhores atletas para patrocinar?

Para escolher os atletas do tênis patrocinados, Castilho diz, ele avalia se o atleta tem um interlocutor ou empresário confiável e se o atleta é um bom gestor de sua própria carreira: “O atleta tem que ser muito comprometido com a carreira e tem que viver em alta performance. Além disso, ele tem que querer saber se a empresa que vai patrociná-lo tem a ver com seus próprios valores, ele tem que querer saber isso”, afirma o CMO da EQI.  

Assista o podcast na íntegra abaixo. Para conferir todos os episódios do podcast Out, clique aqui.