Foi inaugurado na última terça-feira (6) o Visualfarm Gymnasium, um novo espaço voltado às artes imersivas. Instalado em um galpão de 2.200 m² na Praça Olavo Bilac, entre os bairros Santa Cecília e Barra Funda, o espaço estreia com uma exposição que celebra a genialidade de Leonardo da Vinci.
Apresentando uma versão ampliada da exposição exibida em 2023 no Shopping Morumbi, que atraiu mais de 100 mil visitantes, a experiência atual reúne cerca de 50 obras, entre réplicas de pinturas, instalações interativas, projeções e recursos tecnológicos como realidade virtual e inteligência artificial.
“O nosso objetivo sempre foi ter um espaço permanente. Agora ele é um laboratório de artes imersivas onde vamos experimentar, criar e desenvolver vários tipos de linguagens. Sempre teremos uma exposição âncora, que no momento é a de Leonardo, mas haverá programações variadas nas salas, dos filmes às pistas de dança”, explicou Alexis Anastasiou, fundador da Visualfarm, ao jornal O Globo.
A experiência atual reúne cerca de 50 obras, entre réplicas de pinturas, instalações interativas, projeções e recursos tecnológicos como realidade virtual e inteligência artificial. Logo na entrada, os visitantes são recebidos por uma cúpula de projeções semelhante a um planetário, onde um vídeo introdutório sobre da Vinci é exibido, levando o público a uma imersão por sua cidade natal, Florença.

O salão principal exibe reproduções icônicas do artista italiano, como a Monalisa, o Homem Vitruviano e os famosos códices — cadernos nos quais da Vinci registrava estudos de anatomia, mecânica e invenções futuristas.
Projetos de máquinas voadoras e esculturas também estão entre os destaques. Uma seção inédita nesta edição é dedicada aos figurinos desenhados por da Vinci, especialmente para as festividades de Carnaval em Florença. A reconstrução foi feita a partir de esboços do próprio artista, com apoio de figurinistas.
Entre as novidades mais curiosas está a Camera Segreta, uma sala de acesso discreto, quase escondida, que aprofunda aspectos menos conhecidos da vida de Leonardo. Ali, os visitantes encontram referências à sua atuação como diretor de espetáculos, sua sexualidade, relações afetivas e questões de identidade retratadas em suas obras. O ambiente também exibe uma réplica inusitada da lira construída por da Vinci com o crânio de um cavalo.
“Aparentemente (da Vinci) era uma pessoa com um senso de humor muito desenvolvido. A lira, como um instrumento de corda, muitas vezes é feita com a crina do cavalo. Acredito que ele fez sua lira com o crânio do cavalo como caixa de eco para brincar com isso”, comentou Alexis.
A visita culmina em uma sala imersiva com nove metros de altura, onde o público é cercado por projeções em 360 graus. Um dos pontos altos é a reprodução em tamanho real do afresco A Última Ceia, originalmente pintado em Milão.
O espaço também oferece uma área de coquetelaria e deve ganhar, em breve, um bar e um café integrados à exposição, permitindo ao público circular com bebidas e petiscos.
A programação do Gymnasium já tem novas atrações previstas: em junho, o espaço planetário receberá a mostra “Astro”, dedicada à astronomia, e no segundo semestre, entra em cartaz “Histórias da Floresta”, que abordará a diversidade da cultura brasileira.
O Visualfarm Gymnasium está localizado na Praça Olavo Bilac, 38. A visitação ocorre de terça a quinta, das 12h às 22h, e de sexta a domingo, das 10h às 22h. Os ingressos para a exposição “Leonardo da Vinci” variam entre R$ 30 e R$ 70 e podem ser comprados no site oficial ou na bilheteria local.