Com apenas 18 anos, João Fonseca já escreveu seu nome na história do tênis brasileiro. Nesta terça-feira (14), o jovem tenista venceu o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, na estreia da chave principal do Australian Open, em Melbourne, na Austrália, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6, 6/3 e 7/6.
Este feito não só chamou a atenção do mundo do esporte como também consolidou Fonseca como o brasileiro mais jovem a disputar uma partida de Grand Slam desde Gustavo Kuerten, o Guga, que competiu em Roland Garros aos 19 anos, em 1996.
Mas quem é João Fonseca, e o que há por trás dessa trajetória promissora?
Carreira promissora e estrutura familiar
João Fonseca começou no tênis ainda criança, treinando no Country Club Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Desde cedo, contou com uma estrutura familiar sólida. Seus pais, Roberta e Christiano Fonseca Filho, tem um papel central na administração de sua carreira. Ambos, atletas amadores e com experiência no mercado financeiro, optaram por gerir de perto os passos do filho, evitando a contratação de grandes agências internacionais.
A família contratou Gustavo Abreu, também com histórico no mercado financeiro, para auxiliar na gestão da carreira do jovem tenista e aumentar sua presença em eventos internacionais. No entanto, todas as decisões estratégicas continuam passando por João e seus pais. Essa gestão próxima e bem estruturada tem sido apontada como um diferencial na trajetória do atleta.
Leia também:
- EQI patrocina Rafael Mattos e Thiago Monteiro, dois dos melhores tenistas brasileiros
- Patrocinar tenistas é estratégia de marketing na EQI Investimentos
O apoio de patrocinadores de peso
Atraindo grandes patrocinadores, João Fonseca já atrelou seu nome a marcas globais como Rolex, Yonex e ON, esta última contando com Roger Federer como sócio, que apoiam o brasileiro. A parceria com empresas renomadas garante o respaldo financeiro necessário para a manutenção de uma equipe profissional completa, que inclui treinador, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e outros especialistas.
Conquistas e determinação de João Fonseca
Antes de sua vitória contra Rublev, Fonseca já havia demonstrado seu talento ao liderar o ranking mundial juvenil em 2023 e conquistar a Copa Davis juvenil em 2022. Além disso, foi vice-campeão de duplas juvenis no Australian Open de 2023 ao lado do belga Alexander Blockx.
Em suas entrevistas, o jovem tenista frequentemente cita Roger Federer como uma inspiração. “Talento não basta. É preciso trabalho duro”, afirmou após sua vitória nesta semana. Essa mentalidade reflete a maturidade e profissionalismo que muitos destacam como suas principais qualidades.
João Fonseca: um novo capítulo para o tênis brasileiro
Para o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp, a ascensão de João Fonseca representa um momento de otimismo para o tênis no Brasil. “Estamos em uma fase de consolidação de talentos. João é um exemplo de uma geração promissora e profissional”, destacou em entrevista ao Valor.
A vitória de Fonseca contra Rublev foi vista como um marco e um “cartão de visita” para o mundo do tênis. O próximo desafio do jovem será contra o italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada do Australian Open. Independentemente do resultado, João Fonseca já provou que é uma das grandes promessas do esporte brasileiro e um nome para se acompanhar nos próximos anos.
Você leu sobre João Fonseca. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!