Estamos revisando nossas projeções de resultados para JSL (JSLG3), reforçando a recomendação de compra. Elevamos o preço-alvo para R$ 14,00 (antes R$ 12,00) para dezembro de 2024, o que representa um potencial de valorização de 72%.
Ajustamos nosso preço-alvo para refletir o crescimento da escala da JSLG e a entrega consistente de expansão de margens nos segmentos de negócio (definidos pela companhia como “asset light” e “asset heavy”).
A companhia segue consolidando o mercado logístico com aquisições a preços atraentes que, em nossa visão, trarão melhores resultados nos próximos anos.
JSL (JSLG3): Maior rentabilidade e expansão dos negócios
Desde o IPO, a JSL expandiu consistentemente suas escala e rentabilidade, fruto do modelo de gestão e do foco no controle de custos, conhecimento detalhado e individual dos contratos para melhor precificação, e a captura de sinergias nas empresas adquiridas.
A companhia cresceu em 2,3x a receita, 2,9x o EBITDA e ampliou seu ROIC (retorno sobre o capital investido) de 7,3% para 15,2%.
Com histórico de eficiência operacional e expertise na integração de aquisições, acreditamos que a companhia deva seguir entregando valor com sua estratégia de crescimento orgânico e por aquisições, sem impactar negativamente os resultados.
Estimamos que as recentes aquisições (FSJ e IC Transportes) serão adequadas ao modelo da JSL e aproveitarão as sinergias do Grupo Simpar (capacidade financeira e gestão eficiente) para elevar as margens para o patamar mais próximo de 20%, como na controladora.
Essas aquisições expandiram a atuação companhia em novos segmentos, como e-commerce e agronegócio, com taxas de crescimento elevadas.
A JSL segue expandindo também as suas operações no mercado externo, o que deve trazer ainda mais diversificação em moedas e aumentar as vantagens competitivas de escala.
Riscos para a tese
Para JSLG, vemos o risco de execução na expansão internacional, devido às diferentes culturas e mercados. Além disso, o risco de alocação de capital é relevante, graças à estratégia ativa de aquisições.
Nessa linha, vemos o risco da integração das adquiridas, com a entrada em novos segmentos e a necessidade adequação dos times.
A alavancagem elevada segue como ponto de atenção. Contudo, o patamar de 2,4x dívida líquida/EBITDA para 2023 ainda é aceitável e distante do limite de 3,5x.
Importante mencionar que os investimentos em ativos feitos pela JSLG são sempre atrelados aos contratos de longo prazo, o que de certa forma “garante” a receita futura.
Ainda assim, um ciclo mais lento de cortes da taxa SELIC pode impactar a companhia, bem como uma redução na demanda de produtos e serviços logísticos, decorrentes de um desaquecimento da atividade, pode influenciar negativamente a geração de caixa.
JSL (JSLG3)
A JSLG segue ampliando sua vantagem competitiva de escala com novas aquisições, aumentando sua capilaridade e complementando o portfólio com serviços e setores que até pouco tinham pouca relevância na receita, como e-commerce e agronegócio.
Além disso, entendemos que dentro do ecossistema da Simpar, as adquiridas podem ampliar as margens e contribuir para a geração de valor do grupo mantendo a margem EBITDA no patamar próximo de 20%.
A companhia entregou crescimento dos resultados com elevação das margens, o que nos fez ampliar a expectativa de crescimento da receita de serviços de 11% para 15% nos próximos anos.
A redução da taxa de juros tende a impulsionar novos investimentos dos clientes, ampliando a participação da JSLG.
Aquisições e alavancagem
Apesar da estratégia ativa de aquisições trazer riscos para a empresa, a JSLG mostra uma diligência na alocação de capital fazendo aquisições a múltiplos mais baixos que o que negocia a companhia, e apresenta um balanço robusto, com espaços para continuar a consolidação do mercado.
Além das aquisições, vemos a JSLG expandindo suas operações fora do país, trazendo diversificação da receita em moeda forte (dólar).
Em termos de alavancagem, vemos esta como controlada apresentando um nível de 2,4x (vs. 3,5x de limite da dívida) no final de 2023.
A companhia realiza investimentos sempre atrelado à assinatura de um contrato de longo prazo, o que
traz maior segurança operacional e financeira.
A JSL (JSLG3) conta com um cronograma de amortização adequado, com um prazo médio de 3,7 anos, e possui uma alta liquidez com cobertura da dívida do curto prazo de 2,6x.





