Na noite da última segunda-feira (1º), a Enauta (ENAT3) surpreendeu o mercado ao apresentar uma proposta de fusão com a 3R Petroleum (RRRP3).
Pela proposta inicial, o capital da empresa resultante seria formado por 53% de atuais acionistas 3R e 47% de acionistas atuais da Enauta. A nova empresa nasceria com produção atual de aproximadamente 100 mil barris (boe) por dia e com reservas 2P de 770 milhões de barris.
Com a proposta da Enauta na mesa, a 3R suspendeu o processo de fusão com a PetroReconcavo (RECV3), que também já foi confirmado pela empresa baiana, nos próximos 30 dias para avaliar a potencial fusão com a Enauta.
Segundo o Brazil Journal, as sinergias estimadas na combinação entre Enauta e 3R pode chegar a US$ 1,5 bilhão (NPV). A EQI Research destaca que não há uma menção a esse número e muito menos elementos que o suportem no comunicado oficial da Enauta. Preliminarmente, o valor de US$ 1,5 bilhão “nos parece bastante otimista”.
Para quem não está familiarizado com os jargões do mercado financeiro, o NPV (Net Present Value), ou Valor Presente Líquido em português, é um indicativo do valor de todos os fluxos de caixa futuros ao longo de toda a vida de um investimento descontado até o presente, sejam eles positivos ou negativos.
O indicador é uma ferramenta financeira utilizada para avaliar a viabilidade de um investimento. Ela leva em consideração o fluxo de caixa futuro esperado e o valor do dinheiro no tempo, trazendo todos os valores futuros para o presente.
ACOMPANHE NOSSO CANAL DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP
EQI Research reforça recomendação de compra para 3R
Com essa oferta da Enauta, a EQI Research reforça a recomendação de compra da 3R, visto que a empresa passará por transformações relevantes e ganhará novas oportunidades aos olhos do mercado para entregar o valor aos acionistas no futuro.
A casa de análises alerta que a entrada da Enauta na estória coloca um fator de pressão nos acionistas da PetroReconcavo para avançar na proposta de fusão feita pela Maha Energy, acionista principal da 3R, há dois meses.
“Por mais que vejamos méritos na proposta efetuada ontem a noite pela Enauta, a combinação entre 3R e PetroReconcavo é absurdamente óbvia em termos de complemento operacional e sinergias derivadas que se torna quase ‘obrigatória’ [licença poética nossa]”, explica a EQI Research.
Ao invés da 3R escolher entre uma e outra, a EQI Research foi ainda mais ousada ao avaliar a combinação de negócios entre as três empresas.
“Interessante ressaltar que nada impede que, no futuro, haja a combinação das três empresas, se organizar direitinho, todo mundo beija…, com geração de valor vinda de sinergias relevantes operacionais, comerciais e de mercado de capitais”, destaca a EQI Research.
Você leu sobre Enauta. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!