Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Vazamento em navio com carga da Vale (VALE3) é investigado pela Marinha

Vazamento em navio com carga da Vale (VALE3) é investigado pela Marinha

Os possíveis danos ambientais causado pelo encalhe da embarcação Stellar Banner próximo ao litoral do Maranhão, são investigados pela Marinha do Brasil

Possíveis danos ambientais causado pelo encalhe da embarcação Stellar Banner próximo ao litoral do Maranhão, são investigados pela Marinha do Brasil.

O navio, que tem dois vazamentos de óleo, transporta minério de ferro da empresa Vale.

Nesta quinta-feira (27), representantes da Vale Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ARDENT GLOBAL, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui e Agentes Marítimos se reuniram para ampliar a avaliação.

Inspeção das condições do navio

“A empresa contratada permanece no local realizando inspeção das condições estruturais do navio e conta com quatro rebocadores para apoio e resposta, em caso de vazamentos de carga ou de óleo combustível, não confirmados até o momento”, disse a Marinha, em nota.

O Navio Hidroceanográfico (Nho) Garnier Sampaio, Navio de Apoio Oceânico (NApOc) Iguatemi e uma Aeronave (UH-15), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, foram enviados ao local.

Publicidade
Publicidade

Portanto, a previsão é realizar um sobrevoo na área de ação. Assim, visa fiscalizar e verificar a viabilidade dos planos de desencalhe para a retirada da embarcação do local.

Avaria na proa

Na última segunda-feira (24), o navio Stellar Banner sofreu avaria na proa, após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). O destino seria o porto de Qingdao, na China. Além do minério, a embarcação também leva uma quantidade não revelada de combustível.

A Vale publicou nota sobre o assunto:

A Vale informa que tem empenhado todos os esforços e recursos para mitigar os possíveis impactos causados pelo incidente com o navio MV Stellar Banner, de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris. Entre as medidas de apoio técnico e logístico adotadas pela Vale nesta quinta-feira (27), em conjunto com as autoridades marítimas e ambientais responsáveis, estão:

– Solicitação à Petrobras da cessão de navios Oil Spill Recovery Vessel (OSRV) para contenção de eventual vazamento de óleo, pedido que foi prontamente atendido;

– Solicitação e obtenção junto ao Ibama, de forma célere, de devida autorização formal para o deslocamento das embarcações para a Costa do Maranhão;

– Contratação de especialistas em salvatagem, adicionalmente à empresa contratada pela proprietária e operadora do navio, para acelerar o plano de retirada do óleo da embarcação;

– Solicitação de boias oceânicas off shore, que podem servir preventivamente como barreiras de contenção adequadas para mar aberto, se necessário;

– Disponibilização de helicópteros para a movimentação de pessoal até o local;

A embarcação está encalhada a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís (MA), fora do canal de acesso do Terminal Marítimo Ponta da Madeira, de onde partiu na última segunda-feira (24). Os 20 tripulantes foram retirados do navio em segurança.

Como operadora portuária, a Vale reforça que seguirá atuando no caso com total suporte técnico-operacional e colaboração ativa com as autoridades marítimas.”