A Vale (VALE3) informou nesta quinta (10) que as operações da Vale Nouvelle-Calédonie S.A.S. (“VNC”) foram suspensas e funcionários evacuados de forma segura após uma noite de protestos na Nova Caledônia por ativistas pró-independência, ocorridos na planta de níquel em suas proximidades.
Segundo a Vale, a planta, que fica em um arquipélago francês na Oceania, no sul do Oceano Pacífico, está sob proteção de forças militares.
As operações foram interrompidas até que prevaleçam condições seguras de trabalho e para a comunidade.
“Graças ao comprometimento excepcional de nossos empregados e dos Gendarme [forças militares], não houve feridos, danos ambientais ou acidentes industriais”, diz a Vale em comunicado.
“As operações estão sendo suspensas de maneira segura e controlada”, acrescenta.
Vale: acordo
Em 8 de dezembro a Vale assinou um acordo vinculante de opção de venda de sua participação na VNC, apoiado pelo governo da Nova Caledônia e pelo estado Francês e que foi aprovado pelo conselho de trabalhadores da VNC.
A Vale reafirma seu comprometimento com a segurança e proteção dos empregados da VNC e da comunidade, apoiando incondicionalmente os esforços que buscam uma solução pacífica e repudiando os atos de violência.
Venda da Vale Nova Caledônia
A Vale (VALE3) informou que a subsidiária Vale Canada Limited assinou um acordo vinculante de opção de venda de sua participação na Vale Nouvelle-Calédonie.
A transação foi estimada pela empresa em US$ 500 milhões, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2021, e estará refletida nas demonstrações financeiras consolidadas..
Em novembro, a Vale tinha anunciado um período de exclusividade para negociações com o consórcio Prony Resources, liderada pela atual administração e funcionários da Vale Nouvelle, ao lado de autoridades caledonianas e francesas.
A Trafigura é acionista minoritária.
Nova estrutura societária
A decisão deverá levar a uma nova estrutura societária com participação local significativa e que leva em consideração os objetivos de responsabilidade social e ambiental, especialmente o lançamento do projeto de empilhamento a seco chamado Lucy, destacou a Vale em comunicado.
A companhia afirma ainda que isso garante o cumprimento ininterrupto de todos os compromissos do Pacto para o Desenvolvimento Sustentável do Grande Sul, mantendo os benefícios sustentáveis entregues à Nova Caledônia e especialmente à população Kanak do Grande Sul.
O negócio ainda está sujeito à consulta ao conselho de trabalhadores da Vale Nouvelle-Calédonie e outras condições, incluindo aprovações pelas autoridades caledonianas e do Estado francês.
LEIA MAIS
Vale (VALE3) entra em nova negociação exclusiva para a venda da Vale Nova Caledônia
Vale (VALE3) não chega a acordo com New Century sobre Vale Caledonia
Vale (VALE3) atualiza projeção de produção e custos, ações recuam
Quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.