Um corte de 10% em tributos para a classe média norte-americana pode estar a caminho. A proposta do governo de Donald Trump está em avaliação. A ideia seria tornar permanente uma série de reduções de tributos como parte de um pacote que pretende propor antes da eleição de novembro
As informações foram repassadas por um assessor da Casa Branca à Reuters. “Nos iríamos adorar ter um corte de 10% [de tributos para a classe média e iríamos amar fortalecer e tornar permanentes alguns dos outros cortes de impostos”, afirmou Larry Kudlow em entrevista à Fox Business Network. Isso deverá acontecer em setembro.
O corte de tributos faz parte da estratégia de Trump para a reeleição. Em 2017, o governo já teve uma grande vitória, com a revisão tributária aprovada no Legislativo norte-americano. A lei contemplou 1,5 trilhão de dólares. Assim, foram reduzidas as alíquotas de imposto para empresas e indivíduos. Mas os cortes no imposto de renda pessoal devem expirar após 2025.
Em 22 de janeiro, Trump já havia anunciado que o corte de tributos para a classe média seria anunciado nos próximos 90 dias. “Vamos fazer um corte de imposto da classe média, um bem grande”, disse ele.
Oposição critica cortes de tributos
A oposição tem criticado os cortes de tributos. Os democratas acreditam que as medidas favorecem empresas e os ricos em detrimento da classe média dos EUA.
Outra proposta em estudo pelo governo Trump é a criação de incentivos fiscais destinados a estimular as famílias a investirem no mercado de ações. Assim, um corte separado nos impostos sobre a folha salarial seria uma opção apenas se a economia perdesse força drasticamente.
Mas alterações na política tributária exigiriam a aprovação do Congresso americano, o que seria difícil para a Casa Branca. Embora os colegas republicanos de Trump constituam a maioria no Senado, a Câmara é controlada pelos democratas.
A Casa Branca não comentou a proposta de corte de tributos.