O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu na noite desta segunda-feira (23) que a epidemia do coronavírus é grave no seu país.
“É ruim, muito ruim e vai piorar. Nossa missão é fazer com que não piore tanto”, afirmou Trump, em resposta a um repórter que lhe perguntou se sabia que o Covid-19 está se alastrando pelos EUA.
Trump disse que os EUA estão passando por um “imenso processo de aprendizagem” com a epidemia e vencerão a luta contra o vírus.
“Nós temos um grupo muito talentoso de pessoas trabalhando na nossa força-tarefa. A nossa responsabilidade é imensa” disse Trump.
Segundo ele, milhões de empregos estão em jogo, além das vidas dos americanos.
“Nós precisamos abrir o nosso país e vamos fazer isso. Não posso dizer se faremos isso em semanas. Eu espero que seja em semanas”, afirmou.
Governadores
Trump descartou quarentenas compulsórias. “Cada região, cada cidade tem a sua dinâmica da epidemia. Em Nova York está acontecendo isso”, afirmou.
“Existem áreas de Nova York que não podem ser fechadas. Não posso fechar a Bolsa de Valores, não posso fechar o Nasdaq”, disse.
“Esta inclusive é uma decisão dos governadores. Estão fechando áreas na Califórnia, em Nova York. E elas serão reabertas. Esta é uma decisão dos governadores”, disse Trump.
“Se o governador Cuomo decide fechar uma parte de Nova York, é uma decisão dele. Isto os governadores decidem”, afirmou, referindo-se ao governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo.
Mais Casos
Os EUA registraram um forte crescimento nos casos do Covid-19 no final de semana passado. O país tem hoje 41 mil pessoas infectadas pelo Covid-19, atrás apenas da Itália e da China.
Mais cedo nesta segunda-feira, Trump causou polêmica ao dizer que “a cura não pode ser pior que a epidemia”. Ele se referia ao pesado custo das perdas econômicas nos EUA.
Covid no mundo em 30 dias
Fonte: TradingView
Veja os países mais afetados
No topo dos países e em fases distintas estão a China – que teve o número de casos estabilizados – e a Itália, com o maior número de mortes e onde o total de confirmados ainda dispara.
China e Itália
Fonte: TradingView
Irã e Espanha
Os dois países estão ainda estágio de crescimento do total de casos confirmados. O Irã tem uma proporção maior de mortos em relação a Espanha, o segundo país europeu com mais casos.
Fonte: TradingView
Alemanha e Estados Unidos
Enquanto os Estados Unidos vêm enfrentando um crescimento exponencial, com consequências econômicas dramáticas, sobre a economia, a Alemanha se destaca no combate com o menor número proporcionalmente de óbitos.
Fonte: TradingView