As tensões geopolíticas ocasionadas pelo ataque aéreo americano, nesta noite, que ocasionou a morte do principal comandante do Irã, general Qassim Soleimani, levam o índice futuro da bolsa brasileira a abrir em queda de 1,6% – revertendo parte dos ganhos de 2,53% registrados pelo Ibovespa na véspera.
Por volta das 9h08, o Ibovespa futuro estava cotado 117.195 pontos, enquanto o dólar apresentava valorização de 1,02%, a R$ 4,072. A bolsa brasileira acompanha o movimento dos índices futuros de Nova York: S&P futuro recua 1,35%, Nasdaq cai 1,52% e o Dow Jones desvaloriza-se 1,22%.
Petrobras
Mesmo que à primeira vista as ações da Petrobras possam reagir positivamente, o mercado deverá monitorar se a companhia repassará o aumento dos preços de petróleo nos próximos dias, diz análise da XP Investimentos.
“Normalmente, a Petrobras não tem reagido a movimentos de curto prazo, principalmente quando não há mudança estrutural de oferta e demanda, como foi o caso do ataque à Arábia Saudita em setembro”, destacou.