Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Ex-ministro Tarcísio de Freitas estará no Macro Day do BTG (BPAC11)

Ex-ministro Tarcísio de Freitas estará no Macro Day do BTG (BPAC11)

O Ex-ministro Tarcísio de Freitas estará no Macro Day do BTG Pactual (BPAC11), evento totalmente online e gratuito que acontecerá dia 18 de agosto. Inscreva-se aqui.

Engenheiro por formação, ele esteve à frente do ministério da Infraestrutura por quase quatro anos e ajudou o país a desafogar algumas demandas que havia no setor.

Considerado um ministro técnico, foi um dos apoiadores do plano de desestatização elaborado para algumas empresas da União. A Eletrobras foi privatizada em 14 de junho de 2022.

O carioca de 47 anos também esteve no Exército e, profissionalmente, trabalhou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), além de ter coordenado o programa de parcerias de investimentos.

O investidor que se prepara para acompanhar a palestra de Freitas pretende, inclusive, entender melhor o que se passa com o segmento de Logística e Transporte no país. Acontece que do lado empresarial o setor cresce, mas, do lado governamental, existem gargalos que o Poder Público até se esforça, mas não consegue dar a devida celeridade que o país precisa.

Publicidade
Publicidade

O Brasil, por sua extensão territorial, tem urgência na diversificação do modal para, assim, escoar a produção, bem como diminuir o tempo de viagem dos transportadores que contam, atualmente, com uma malha rodoviária insuficiente por uma série de fatores.

Desta forma, a participação dele se faz importante porque atrai a atenção não apenas dos investidores, mas também da classe empresarial que está sempre atenta às possíveis soluções que possam ser implementadas no setor.

O país, inclusive, tem uma série de programas e parcerias para reforçar o modal logístico atual, bem como desenvolver portos, estradas e aeroportos. E é isso o que se pretende saber: projetos e prazos.

Imagem mostra uma rodovia em horário de rush.

Tarcísio de Freitas: trajetória

Freitas é bacharel em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras, com formação em 1996, também passou a atuar como oficial do Exército, na arma de engenharia. Ficou no posto até 2002, quando concluiu a graduação em engenharia civil, pelo Instituto Militar de Engenharia. Na sequência, tornou-se engenheiro do Exército.

Também fez MBA Executivo em gerenciamento de projetos em 2003 pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). No ano seguinte, cursou uma especialização em aplicações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Ele foi ainda chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia na Missão das Nações Unidas no Haiti.

Vida Pública

No ano de 2008 ele deixou a carreira militar, com a patente de capitão, e entrou para o funcionalismo público federal no cargo de analista de finanças e controle da CGU (Controladoria-Geral da União). Ali, exerceu a função de assessor do diretor de auditoria da área de transportes até março de 2011 e, depois, atuou como coordenador-geral da área.

Já em agosto de 2011 foi nomeado diretor-executivo do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Sua nomeação ocorreu no contexto da chamada “faxina ética” promovida durante o governo da então presidente Dilma Rousseff, quando alguns ministros foram substituídos por suspeitas de corrupção.

Ainda em 2011 obteve o certificado de extensão em PPP: Public Private Partnerships, em Londres, e em 2014 obteve certificado de extensão em contratações públicas, diretivas da União Europeia, em Roma.

Foi diretor-geral do Dnit em 2014 e 2015. Em janeiro de 2015 foi nomeado consultor legislativo da Câmara dos Deputados para desenvolvimento urbano, trânsito e transportes.

De 2016 a 2018 foi secretário de coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ligado à Presidência da República.

Já em 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro subiu a rampa do Palácio do Planalto, Freitas foi alçado à posição de ministro.

Recentemente ele abriu mão do cargo para concorrer a governador do Estado de São Paulo, cujas eleições estão previstas para 2 de outubro de 2022.

  • Quer saber mais sobre Tarcísio de Freitas e aprender a investir? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!