Gary Fan, procurando em sacos de dinheiro cheios até a borda no início deste mês, simplesmente queria que alguém os removesse de um escritório em Hong Kong usado por seu partido político.
O ex-parlamentar pró-democracia havia coletado HK $ 2,7 milhões (US $ 345.000). Contudo, o valor foi recebido durante um protesto antigovernamental no dia anterior. E estava esperando alguém para buscá-lo em um misterioso grupo conhecido como Spark Allianc. Que ajuda a libertar os manifestantes da prisão.
No dia seguinte, uma pessoa em quem ele conhecia e confiava veio buscar o dinheiro, embora Fan diga que não sabe exatamente quem está por trás do grupo ou onde o dinheiro acaba.
“Nós apenas trabalhamos por um sistema de honra agora, confiando neles por uma boa causa”. Foi o disse Fan em uma entrevista em 11 de dezembro, acrescentando que a Spark Alliance “ganhou credibilidade com o trabalho real”. Como obter assistência legal para os manifestantes. Ainda assim, ele disse: “Eu concordo absolutamente que deve haver mais divulgação, transparência e responsabilidade quando você recebe dinheiro público”.
Prisão
Na noite de quinta-feira, a polícia anunciou a prisão de quatro pessoas ligadas à Spark Alliance por suspeita de lavagem de dinheiro. Os primeiros casos foram financiados pelas manifestações após seis meses de protestos contra o aperto da China sobre Hong Kong.
As autoridades congelaram HK $ 70 milhões em depósitos bancários. Além de produtos de seguros pessoais vinculados ao fundo, capturar HK $ 130.000 em dinheiro.