Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Reuniões do Copom: veja o calendário para 2025

Reuniões do Copom: veja o calendário para 2025

O Banco Central (BC) publicou nesta segunda-feira (24) o calendário de reuniões do Copom – Comitê de Política Monetária para 2025. O primeiro encontro está agendado para os dias 28 e 29 de janeiro.

Como de costume, no próximo ano, o comitê se reunirá em oito oportunidades, com intervalos de 45 dias entre cada encontro.

Em 2024, o calendário anual já chegou à sua metade e restam agora quatro encontros até o fim do ano. A próxima reunião está marcada para ocorrer nos dias 30 e 31 de julho.

Confira abaixo o calendário para 2025

  • 28 e 29 de janeiro
  • 18 e 19 de março
  • 6 e 7 de maio
  • 17 e 18 de junho
  • 29 e 30 de julho
  • 16 e 17 de setembro
  • 4 e 5 de novembro
  • 9 e 10 de dezembro

O que é o Copom?

Copom é a sigla para Comitê de Política Monetária, que é um órgão do Banco Central do Brasil que tem a função de cuidar da política monetária do país.

Publicidade
Publicidade

Uma das principais características é que seus integrantes se reúnem periodicamente para tomar decisões de política monetária que impactam a liquidez da economia.

Entre essas decisões está a definição da Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil e que impacta diretamente os investimentos e a concessão de crédito no país.

Apesar de muitas pessoas já terem ouvido pelo menos uma vez a palavra Copom, poucas são aquelas que efetivamente conhecem esse órgão e sabem da sua importância.

O comitê foi instituído em 20 de junho de 1996 e o seu principal objetivo é estabelecer as diretrizes da política monetária, no sentido de executá-la e de definir a taxa de juros da economia.

Essa taxa de juros é a famosa Selic, muito conhecida dos investidores. Essa taxa é que, em muitos casos, define a rentabilidade de algumas aplicações, principalmente as de renda fixa.

Nesse sentido, quando a Selic está alta, a rentabilidade das aplicações de renda fixa tende a subir. Já quando a taxa de juros está baixa, essa rentabilidade acaba diminuindo.

A taxa Selic é definida em reuniões do Copom, que ocorrem a cada 45 dias. E na semana seguinte à divulgação dos juros, o comitê divulga sua ata, com detalhes da decisão tomada na reunião anterior.

Você leu sobre reuniões do Copom. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!