A hidroxicloroquina, substância utilizada em tratamentos contra a malária, foi citada pelo presidente Donald Trump como possível auxiliadora no combate ao coronavírus. E já está em falta.
Segundo a Agência Reuters, bastou o pronunciamento do Chefe de Estado norte-americano sobre testes positivos no combate aos infectados pela Covid-19 com o medicamento para a substãncia “evaporar”.
A Sociedade Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde (ASHP) tem em mãos uma lista de drogas que estão em escassez, e já estuda incluir o genérico da hidroxicloroquina na relação.
“Atualmente trabalhamos com quatro distribuidores diferentes e, desde hoje, temos impossibilidades de encomendar tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina, que estão em atraso”, disse David Light, chefe executivo da farmácia online Valisure, em um comunicado por e-mail ao G1.
Outros medicamentos em falta
Além da hidroxicloroquina, outros dois medicamentos, Kaletra e Losartan, usados respectivamente para pacientes com HIV e problemas de pressão arterial, também estão em falta.
Os dois compostos também apresentaram resultados positivos em pacientes que contraíram o coronavírus, mesmo após pesquisadores chineses tenham testemunhado a ineficácia do Kaletra em doentes já em estado mais grave.
Donald Trump pediu aos órgãos reguladores de saúde para acelerar a produção e a aprovação de terapias que ajudem no combate aos pacientes que já contraíram a Covid-19.
Trump cria série de medidas contra coronavírus
Coronavírus: Trump atropela prazos e anuncia teste de vacina