O PSI 20 é um índice da bolsa de valores de Portugal. Ele serve como balizador das companhias de capital aberto do país. Como consequência, ajuda a atrair investidores na medida em que mostra a saúde financeira dessas empresas.
Para saber mais a respeito desse índice, siga a leitura e faça um bom proveito!
O que é o índice PSI 20?
As iniciais da sigla possuem um significado e querem dizer Portuguese Stock Index. Traduzindo, seria algo no sentido de Índice de Ações Português.
Trata-se do principal índice da bolsa de valores de Portugal. Ele representa o seu desempenho e faz isso por meio da seleção das empresas mais negociadas.
O quantitativo de companhias que fazem parte do índice pode ser constatado em sua nomenclatura. São 20 ao total.
Sua função pode ser comparada ao principal índice da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa.
Da mesma forma que este último indica a performance das empresas de capital aberto aqui, o PSI 20 o faz considerando o mercado de ações português.
Como é o funcionamento do PSI 20?
O mercado de ações português não é tão grande quanto o de outras praças financeiras da Europa. No entanto, o país faz parte da Zona do Euro e sua economia tem uma participação importante no bloco.
Dessa forma, o PSI 20 é relevante para indicar como anda o desempenho das empresas de capital aberto de Portugal.
Isso é feito por um sistema de pontos, assim como a maioria dos indicadores de bolsa.
No caso do PSI 20, ele inciou sua contagem com um total de 3000 pontos. Isso ocorreu em dezembro de 1992.
Para sua composição, foi fixado que a participação de cada empresa seria dada pelo volume de negociações de suas ações em bolsa.
Assim, uma companhia passa a fazer parte do PSI 20 de acordo com o desempenho de seus papéis.
O ponto de atenção fica por conta do limite máximo que cada empresa pode participar do índice: nenhuma pode ultrapassar o percentual de 20%.
A revisão das empresas que compõe o PSI 20 é feita duas vezes por ano, sempre nos meses que antecedem o início dos semestres. Ou seja, em janeiro e em julho.
Quais são as atribuições do PSI 20?
O PSI 20 não é o único indicador da bolsa portuguesa conforme já falado. No entanto, é o principal.
Isso se tornou mais evidente com a fusão das bolsas de valores de 4 cidades: Bruxelas, Amsterdã, Lisboa e Paris.
O evento aconteceu em 2002 e ficou caracterizado pela criação da Euronext, um conglomerado de negociação de ações que integrou ainda mais o mercado português, dando-lhe liquidez.
Dessa forma, o PSI 20 ajuda a demonstrar como o mercado português está evoluindo. Além disso, suporta as operações do mercado futuro por meio da negociação de contratos.
Por fim, é um benchmark que serve como referenciador para uma série de produtos financeiros do mercado português de valores mobiliários.
O PSI é um importante indicador da bolsa de valores portuguesa. Ajuda a mostrar o desempenho das empresas de capital aberto daquele país. Isso melhora o ambiente de negociação e mostra aos investidores internacionais boas oportunidades de investir nessa nação europeia.
Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!