Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Projeto permite quebra de sigilo do advogado investigado por crime

Projeto permite quebra de sigilo do advogado investigado por crime

O Projeto de Lei 5836/19 permite a quebra de sigilo profissional quando o advogado for investigado por crime. A proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, altera o Estatuto da Advocacia.

A lei atual dá direito ao advogado à inviolabilidade de seu local de trabalho, suas ferramentas de trabalho e de correspondência escrita, telefônica, eletrônica e telemática relativas ao seu trabalho. As informações são da Agência Câmara Notícias.

Segundo a autora do projeto, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) “ocorre que essa inviolabilidade, por vezes, vem sendo utilizada como subterfúgio para dificultar investigações quanto a eventuais práticas de delitos”.

Para a deputada, a alteração não deseja violar as prerrogativas dos advogados, mas sim prestigiar o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O código estabelece como deveres do advogado: preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão; atuar com independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; e abster-se de patrocinar interesses ligados a outras atividades estranhas à advocacia, entre outros.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário.

Publicidade
Publicidade