Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Prévia do PMI dos EUA aponta estabilidade na retomada econômica

Prévia do PMI dos EUA aponta estabilidade na retomada econômica

A leitura prévia do índice dos gerentes de compras (PMI na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos de julho veio acima do esperado pelo mercado. Ficou em 50 pontos, quando a expetativa era de 47,9 pontos. Em junho, o resultado foi de 47,9 pontos. A alta de julho é a maior dos últimos seis meses.

A informação é do instituto IHS Markit. Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento econômico, ao passo que leituras inferiores indicam retração da atividade.

O PMI composto é feito a partir de dois outros indicadores: o PMI de serviços e o PMI industrial.

O PMI do setor de serviços ficou em 49,6 na prévia de julho, abaixo do esperado de 51. Em junho, a leitura foi de 47,9. A alta de julho também marca a maior recuperação mês a mês dos últimos seis meses.

Já o PMI industrial ficou em 51,3 em julho, também o melhor desempenho nos últimos seis meses, e próximo do esperado de 51,5. Em junho, foi de 49,8.

Publicidade
Publicidade

Reprodução/IHS Markit

Aumento de casos de Covid-19 compromete resultado do PMI

De acordo com o relatório do IHS Markit, os resultados apontam uma estabilização na atividade econômica no início do terceiro trimestre, com modesto aumento da produção.

No entanto, um declínio na taxa de novos pedidos indica a influência negativa do novo avanço do coronavírus em alguns estados dos EUA. Isto compromete a reabertura completa e o fim das medidas de isolamento social.

Para Chris Williamson, economista-chefe do instituto, embora a estabilização da atividade comercial em julho seja bem-vinda, “a falta de crescimento causa desapontamento”.

“A queda na taxa de novos negócios levanta preocupações de que a demanda se mantenha. Muitas empresas, especialmente as de serviços, têm reportado queda nas vendas devido à reimposição de bloqueios”, afirma.