O presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto participou de uma conferência online organizada pelo Santander sobre política monetária no Brasil.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
Mantendo o discurso que vem adotando nas últimas semanas, o executivo do BC repetiu que o espaço remanescente para utilização de política monetária no País “é incerto e deve ser pequeno”.
“Neste momento, a conjuntura econômica prescreve estímulo monetário extraordinariamente elevado”, afirmou Campos Neto.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos
BC e a taxa Selic
Após o último corte da taxa Selic em 0,75 pontos – de 3% ao ano para 2,25% ao ano -, Campos Neto já havia declarado que o espaço para novos cortes seria “incerto e pequeno”.
Durante o evento promovido pelo Santander, o presidente do BC repetiu a mensagem.
“Para as próximas reuniões, o Comitê vê como apropriado avaliar os impactos da pandemia e do conjunto de medidas de incentivo ao crédito e recomposição de renda, e antevê que um eventual ajuste futuro no grau de estímulo monetário será residual”.
Segundo Campos Neto, o Copom reconhece que os próximos passos deverão ser bastante estudados antes de qualquer definição ser tomada.
“Em vista do cenário básico e do seu balanço de riscos, novas informações sobre a evolução da pandemia, assim como uma diminuição das incertezas no âmbito fiscal, serão essenciais para definir seus próximos passos”, concluiu o executivo.
Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir