Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Presidente da Petrobras (PETR3, PETR4) diz que reverá meta de redução da dívida em 2020

Presidente da Petrobras (PETR3, PETR4) diz que reverá meta de redução da dívida em 2020

A guerra do petróleo envolvendo Rússia e Arábia Saudita e a instabilidade econômica causada pelo coronavírus fizeram o presidente da Petrobras (PETR3 PETR4) rever a meta de redução da dívida da empresa para 2020.

Em entrevista exclusiva ao programa CNN Líderes, da CNN Brasil, Roberto Castello Branco, presidente da estatal, confirmou a nova estratégia.

“Nós pretendíamos fazer isso (reduzir a dívida) esse ano. Ano passado pagamos US$ 24 bilhões de dívida, (e) foi para US$ 87 bilhões. Vamos ver se isso é viável ou não. É um ponto de interrogação agora, que não existia antes”, declarou.

O executivo confirmou ainda que a Petrobras pode rever até mesmo a margem de lucro projetada para a empresa em 2020.

“Nossos resultados econômicos serão afetados, isso é claro. Como uma companhia de petróleo, ela tem sua lucratividade afetada pelos preços do petróleo”, ponderou.

Publicidade
Publicidade

E o consumidor final?

Outro assunto abordado na entrevista com o presidente da Petrobras foi relacionado ao preço dos combustíveis para o consumidor final, nas bombas de gasolina.

Segundo Castello Branco, o momento é de cautela para que nenhuma decisão errada seja tomada por conta da precipitação.

“Não podemos tomar uma decisão num ambiente de alta volatilidade, pois corremos o risco de transmiti-la aos compradores de combustíveis”, explicou.

“Observamos o comportamento do mercado para, então, alinharmos nossos preços à paridade internacional”, complementou o executivo.

A Petrobras reduziu novamente o preço da gasolina e do diesel nas refinarias na última sexta-feira (13), mas os decréscimos de 9,5% e 6,5%, respectivamente, ainda não chegaram às bombas de combustível.

Venda de refinarias

A longa exclusiva para a estreante CNN Brasil também tratou de um assunto vital para a Petrobras economizar suas finanças: o plano de venda de refinarias, principalmente as localizadas nas regiões Norte e Nordeste do País.

Segundo Castello Branco, a estratégia continua inalterada. “Nós não recebemos nenhum sinal de desistência, falta de entusiasmo, dos interessados na compra das refinarias. Pelo contrário: temos potenciais compradores visitando as refinarias”, assegurou.

No fim do último mês de janeiro, a Petrobras iniciou os planos para vender três refinarias na região: Isaac Sabbá, no Amazonas, Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), situada no Ceará, e Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.

Petrobras informa produção recorde no pré-sal

Petrobras anuncia redução no preço da gasolina e do diesel