Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Prazo de envio de demonstrativos para Imposto de Renda termina nesta sexta

Prazo de envio de demonstrativos para Imposto de Renda termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para que empresas e bancos enviem aos contribuintes o demonstrativo de rendimentos do ano de 2019. Os dados que constarem nesse documento serão usados na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, segundo informações da Agência Brasil.

O uso do informe tem por objetivo permitir que a Receita Federal apure se o contribuinte forneceu ou não todos os dados necessários.

O comprovante emitido pelas empresas aos empregados devem detalhar os salários recebidos no ano passado e os descontos a título de contribuição previdenciária. Além disso, é necessário que o Imposto de Renda Retido na Fonte esteja no recibo. Aposentados e pensionistas do INSS podem acessar o demonstrativo por meio da internet.

Ainda de acordo com a publicação da Agência Brasil, se o contribuinte não receber o documento até a data limite, os setores responsáveis deverão ser procurados, como o departamento de recursos humanos e as gerências dos bancos.

Prazo para entrega do Imposto de Renda

O prazo para que contribuintes preencham a declaração do Imposto de Renda 2020 começa na próxima segunda-feira (02). Conforme informações da Receita Federal, mais de 30 milhões de declarações devem ser enviadas até 30 de abril.

Publicidade
Publicidade

Deve declarar quem teve rendimentos tributáveis maiores que R$ 28.559,70 ao longo de 2019. A obrigação se estende às pessoas que tiveram ganhos acima de R$ 40.000,00 isentos de tributos ou tributados na fonte.

Investidores que realizaram operações na bolsa de valores precisam entregar a declaração. A obrigatoriedade vale  também para os que tiveram ganho de capital com a venda de bens.

Restituição

A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física do ano-calendário 2019 será antecipado. O primeiro lote está previsto para o dia 29 de maio; e o último, para 30 de setembro. Ao todo, serão cinco lotes de restituição ao longo do ano.

Leia também:

Conheça a tributação da renda variável