Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
PIB do estado de São Paulo avança 0,1% no trimestre de 2019

PIB do estado de São Paulo avança 0,1% no trimestre de 2019

Em relação ao trimestre anterior, o Produto Interno Bruto calculado pela Fundação Seade para o Estado de São Paulo avançou apenas 0,1% no trimestre encerrado em setembro deste ano. Nesse calculo estão inclusos os descontados, os efeitos sazonais, com aumento nos serviços (0,6%) e na agropecuária (7,6%), e variação negativa na indústria (-0,2%). No confronto […]

Em relação ao trimestre anterior, o Produto Interno Bruto calculado pela Fundação Seade para o Estado de São Paulo avançou apenas 0,1% no trimestre encerrado em setembro deste ano.

Nesse calculo estão inclusos os descontados, os efeitos sazonais, com aumento nos serviços (0,6%) e na agropecuária (7,6%), e variação negativa na indústria (-0,2%).

No confronto entre o acumulado nos últimos quatro trimestres e o dos quatro trimestres imediatamente anteriores, a economia do Estado cresceu 2,0%.

Esses dados foram apresentados nesta terça-feira (10).

Concomitante a isso, o PIB paulista recuou 0,5% entre agosto e setembro de 2019, na comparação livre dos feitos sazonais, resultado dos desempenhos na indústria (-2,0%), nos serviços (-0,2%) e na agropecuária (0,6%).

Publicidade
Publicidade

No terceiro trimestre de 2019, observou-se uma melhora da atividade do PIB do Estado em relação ao segundo trimestre, considerado o ajuste sazonal.

Dessa forma, as projeções de crescimento da economia paulista para 2019 foram atualizadas, com máxima de 2,3%, média de 2,1% e mínima de 1,9%.

Em relação ao conjunto da economia brasileira, as projeções para 2019 também evoluíram positivamente, passando de 0,7% para 0,9%.

Desse modo, o diferencial da economia paulista em relação à brasileira decorre do desempenho dos serviços realizados, do comércio e da construção civil.

Em contrapartida, PIB do RS deve fechar 2019 com desempenho superior ao brasileiro

A economia gaúcha deve fechar o ano de 2019 com desempenho superior à média brasileira.

Dessa forma, a projeção de especialistas leva em conta o crescimento acumulado no Estado ao decorrer do primeiro semestre, além de efeitos pontuais que estimulam a atividade e diferentes segmentos entre os meses de outubro e dezembro.

Sendo assim, em relação ao setor de serviços, o comercio começa a ganhar força no final do ano e conseqüentemente, registra aumento na movimentação devido a festas comemorativas como Natal e Ano novo.

Na agropecuária, por exemplo, também surgem estímulos adicionais entre os meses de outubro e dezembro, quando há o efeito da cultura do trigo.

Variação no terceiro trimestre de 2019 frente a igual período de 2018 (em %)

Fonte: DEE