Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Produção de petróleo em regime de partilha foi de 56 mil bpd em abril de 2020

Produção de petróleo em regime de partilha foi de 56 mil bpd em abril de 2020

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) divulgou nesta quarta-feira (10) o primeiro balanço mensal do regime de partilha. A produção total de petróleo, incluindo consórcios e União, dos contratos em regime de partilha alcançou 56 mil barris por dia (bpd) em abril de 2020. A parcela média diária da União nos três contratos foi de 10,1 mil bpd.

Este valor é referente a três dos 17 contratos que hoje já produzem nesse regime, a Área de Desenvolvimento de Mero (contrato de Libra), responsável por 5,4 mil bpd; Entorno de Sapinhoá, com outros 4,7 mil bpd; e Sudoeste de Tartaruga Verde, com 27 bpd.

“O resultado demonstra um crescimento de 31,1% em comparação a abril de 2019. Na ocasião, a parcela da União totalizava 7,7 mil bpd nas três áreas”, lembra a empresa em comunicado.

No total, em abril, a maior contribuição foi da Área de Desenvolvimento de Mero, que produziu 36 mil bpd, incluindo consórcio e União, dos 56 mil bpd, seguido de Sudoeste de Tartaruga Verde com 12 mil bpd e do Entorno de Sapinhoá com 8 mil bpd.

Divulgação mensal

O boletim registra a produção da partilha de produção desde novembro de 2017, quando a Área de Desenvolvimento de Mero iniciou sua produção, e será divulgado mensalmente, informa a PPSA, a partir de dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e cálculos da produção de excedente em óleo da União realizados pela superintendência de Exploração e Produção da Pré-Sal Petróleo.

Publicidade
Publicidade

Os três contratos com produção operam com quatro unidades flutuantes e 18 poços.

Números de gás natural

Das três áreas, apenas Entorno de Sapinhoá e Sudoeste de Tartaruga Verde produzem com aproveitamento comercial do gás natural, em um total de 270 mil metros cúbicos por dia em abril de 2020.

Desse total 182 mil m³/dia vem do Entorno de Sapinhoá e 88 mil m³/dia, do Sudoeste de Tartaruga Verde.

O resultado apresenta redução de 0,73% em comparação a abril de 2019. Na ocasião, a produção totalizava 272 mil m³/dia.

A parte diária da União em abril de 2020 foi de 111 mil m³/dia unindo a produção de Entorno de Sapinhoá (110.919 m3/d) e Sudoeste de Tartaruga Verde (201 m3/d). O gás natural produzido em Mero não tem aproveitamento comercial até o momento.

Série histórica da Pré-Sal Petróleo

O regime de partilha de produção no chamado Polígono do Pré-Sal e em áreas estratégica, como Bacias de Campos e Santos, desde 2010.

Em 2013, a Pré-Sal Petróleo tornou-se gestora do Contrato de Partilha de Produção (CPP) de Libra, que foi leiloado na 1ª Rodada de Partilha de Produção promovida pela ANP e começou a produzir quatro anos depois.

Desde 2017, a produção da partilha soma 37,9 milhões de barris de petróleo, sendo a Área de Desenvolvimento de Mero responsável por 70,9% dessa produção, informa a empresa. No mesmo período, a parcela da União acumulada foi de 6,05 milhões de barris.

Em relação ao gás, “a curva histórica de produção teve início em novembro de 2018, com a entrada em produção de Entorno de Sapinhoá. Desde então, este bloco e Sudoeste de Tartaruga Verde produziram um total de 145 milhões de m³ de gás com aproveitamento comercial, sendo a parcela acumulada total de gás lucro da União de 34,5 milhões de m³ (31,1 milhões de m³ de Entorno de Sapinhoá e 3,4 milhões de m³ em Sudoeste de Tartaruga Verde)”.