Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Petrobras suspende rota de navios do estreito de Ormuz, diz agência

Petrobras suspende rota de navios do estreito de Ormuz, diz agência

A Agência Dow Jones afirmou, nesta quarta-feira (8), que a Petrobras alterou ou suspendeu as rotas de navios que estavam previstas para passar pelo estreito de Ormuz, no Oriente Médio.

A Folha de S.Paulo reproduziu as informações, acrescentando que a empresa saudita de petróleo Bahri seguiu o mesmo caminho da companhia brasileira, temendo ingressar na zona de guerra entre Irã e Estados Unidos.

O estreito de Ormuz, que fica entre o Irã e os Emirados Árabes Unidos, vê aproximadamente 20% da produção de petróleo mundial passar pela sua rota. Por conta disso, uma tensão dessa proporção pode agravar a crise em todo o planeta.

Histórico de tensão

O local já foi alvo de ao menos duas operações que geraram alta tensão na região do Oriente Médio, segundo lembrou a reportagem da Folha.

Em julho de 2019, o Irã apreendeu um petroleiro sueco que passava pelo local como forma de retaliar a captura de um navio do país no estreito de Gibraltar.

Publicidade
Publicidade

Dois meses mais tarde, em setembro, houve um bombardeio em refinarias sauditas, reivindicado por rebeldes houthis, aliados do Irã. O país, no entanto, negou qualquer relação com os atos.