A Petrobras (PETR3 PETR4) conseguiu aprovação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) da operação de arrendamento de duas fábricas de fertilizantes na Bahia e Sergipe, pela Proquigel Química, pertencente ao grupo Unigel.
Em novembro de 2019, a Proquigel arrendou as Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) dos dois estados do Nordeste por R$ 177 milhões.
O contrato tem duração de 10 anos, prorrogáveis pelo mesmo prazo.
O despacho com a decisão está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).
A Proquinel precisa agora obter as licenças necessárias para operar.
- Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
Portos
O contrato com a Petrobras também prevê o arrendamento do Terminal Marítimo de Amônia e Ureia no Porto de Aratu.
As Unidades Portuárias possuem capacidade de armazenagem e carregamento de 20 mil toneladas de amônia e 30 mil toneladas de ureia.
A Fafen Sergipe tem capacidade para produzir até 1,8 mil toneladas de ureia por dia, além de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio.
E a Fafen Bahia tem capacidade de produção de 1,3 mil toneladas de ureia por dia. Também comercializa amônia, gás carbônico e agente redutor líquido automotivo Arla 32.
Petrobras pretendia fechar unidades
Primeiramente, a Petrobras queria fechar as duas unidades.
Mas a discussão acabou indo ao Congresso Nacional, o que fez a estatal mudar de ideia e lançar licitação para arrendamento.
“Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os nossos acionistas”, afirmou a estatal em nota à época.
Tal estratégia continua em vigor hoje pela Petrobras.
As instalações somam uma área de 45.402 metros quadrados e são destinadas para armazenagem e movimentação de granéis sólidos, líquidos e liquefeitos, especialmente amônia e ureia.
- Conheça os benefícios de se ter um Assessor de Investimentos