Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Petrobras (PETR4) fechará mais escritórios no exterior em 2021

Petrobras (PETR4) fechará mais escritórios no exterior em 2021

A Petrobras (PETR3 PETR4) comunicou nesta quarta-feira (23) que vai reduzir ainda mais sua presença no exterior em 2021 e focar nos três principais mercados de petróleo do mundo – Europa, América do Norte e Ásia.

A atuação comercial da Petrobras fora do Brasil se concentrará nos escritórios de Roterdã, na Holanda, em Houston, nos Estados Unidos, e em Cingapura.

A iniciativa tem como objetivo a redução de despesas corporativas dentro do plano de resiliência.

Como parte do processo, as atividades comerciais da Petrobras Europe Ltd., em Londres, na Inglaterra, serão transferidas para a Petrobras Global Trading B.V., sediada em Roterdã.

A mudança será iniciada no próximo trimestre e deverá ser concluída no segundo semestre de 2021.

Publicidade
Publicidade

Dos 18 escritórios externos que a Petrobras mantinha no fim de 2018, dez já foram fechados, além de Londres. Estão neste grupo as representações na China, no México, no Irã, na Turquia e nos Estados Unidos (Nova York).

A economia prevista com a desativação de escritórios externos desde 2019 chegará US$ 13,5 milhões por ano em 2021, de acordo com cálculos da estatal.

Em função dos desinvestimentos em operações já realizados, a Petrobras também desativou escritórios no Japão, no Paraguai, na Nigéria, na Tanzânia e na Líbia.

A companhia mantém, ainda, escritórios na Bolívia, Argentina, Colômbia e no Uruguai. Nesses três últimos países, há processo de desinvestimentos em curso, e a tendência é que, uma vez concluídos, os respectivos escritórios sejam também desativados.

A concentração de atividades e redução dos gastos com escritórios será implementada também no Brasil. Os 23 edifícios administrativos que a Petrobras ocupava no país há dois anos devem ser reduzidos a oito no primeiro trimestre de 2021, o que implica em redução de custos de até US$ 30 milhões no próximo ano.

 

Quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.