A Petrobras (PETR3 PETR4) informou nesta sexta (13) que iniciou o processo de venda de parques eólicos no Rio Grande do Norte e da fatia remanescente da TAG, companhia de transporte dede gás natural.
Usinas eólicas
A estatal pretende vender a totalidade de suas ações nas empresas Eólica Mangue Seco 3 e Eólica Mangue Seco 4, proprietárias de usinas de geração de energia eólica.
A Petrobras detém 49% de participação nas empresas e realizará a transação em conjunto com a sua sócia, a Wobben Windpower Indústria e Comércio Ltda., que possui os 51% restantes, para a venda de 100% das ações das Eólicas Mangue Seco 3 e 4.
Complexo de parques eólicos
As Eólicas Mangue Seco 3 e 4 estão localizadas em Guamaré, no Estado do Rio Grande do Norte.
As empresas fazem parte de um complexo de quatro parques eólicos (Mangue Seco 1, 2, 3 e 4), com capacidade total de 104 MW.
As Eólicas Mangue Seco 3 e 4 operam dois deles, com capacidade total de 52 MW (2 x26 MW).
“A Petrobras também está em processo para a venda das Eólicas Mangue Seco 1 e 2”, lembra a estatal.
A empresa lembra que “essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas.”
Venda da TAG
A Petrobras anunciou também que iniciou a fase vinculante referente à venda de sua participação remanescente — uma fatia de 10% — da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG).
A companhia informa que “os potenciais compradores classificados para essa fase receberão carta-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento.”
Gás natural
A TAG é uma companhia que atua no setor de transporte de gás natural.
A empresa detém atualmente autorizações de longo prazo para operar e administrar um sistema de gasodutos de cerca de 4,5 mil km de extensão, localizados nas regiões Norte e Nordeste do país.
O sistema tem capacidade instalada de 75 MMm3/d.
O grupo formado pela ENGIE e pelo fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec tem 90% de participação na TAG. Essa fatia foi comprada da Petrobras em junho de 2019.
LEIA MAIS
Petrobras (PETR3) informa produção recorde no pré-sal
Petrobras (PETR4 PETR3) inicia processo de venda de unidade de fertilizantes