Divulgado nesta sexta-feira (2), o payroll, folha de pagamentos não-agrícola oficial dos Estados Unidos, apontou a criação de 850 mil vagas em junho. O resultado vem bem melhor do que o aguardado pelo mercado, que era por 700 mil vagas.
Em maio, o total de vagas criadas foi de 583 mil, revisado de 559 mil anunciados anteriormente.
Com isso, a taxa de desemprego ficou em 5,9%, mudando pouco em relação ao mês anterior (5,7%). O número de pessoas desempregadas é de 9,5 milhões. As informações são do Bureau of Labor Statistics, do Departamento de Trabalho americano.
Segundo o relatório, o aumento de postos de trabalho foi mais significativo em lazer e hospitalidade, também no setor públicoe em educação privada, serviços profissionais e empresariais, comércio e outros serviços.
Com o dado do payroll, devem aumentar as apostas de mudança na política monetária adotada até aqui pelo Federal Reserve (Fed), com possível redução da recompra de títulos e aumento antes do previsto da taxa de juros.

Reprodução/Departamento de Trabalho
Outros dados de empregos
Ontem, os pedidos por seguro-desemprego haviam apontado uma melhora no mercado de trabalho, com 364 mil pedidos, ante projeção de 390 mil e 415 mil da semana anterior.
Já a pesquisa ADP, considerada uma prévia do payroll, mas que não contabiliza os cargos públicos, apontou aumento de 692 mil vagas em junho, acima dos 550 mil estimados pela Dow Jones; mas ficou abaixo de maio, com 886 mil postos.






