Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Pará vai limitar venda de álcool gel e máscaras por CPF

Pará vai limitar venda de álcool gel e máscaras por CPF

O governo paraense anunciou ontem (17) vai racionar a venda de álcool gel 70% e de máscaras de proteção. Os itens poderão ser comprados em um número limitado por CPF, de forma que ninguém consiga acumular suprimentos. O governo do estado já havia decretado uma proibição de eventos com mais de 500 pessoas devido ao COVID-19.

Além de controlar a oferta e o estoque, a decisão deve afetar também o preço dos itens. “Recomendamos [a compra restrita de] três frascos por cliente. E não se pode cobrar um preço muito alto pelo produto, diante da imensa procura”, disse Helder, que informou ainda que vai solicitar a isenção de INSS sobre o álcool em gel e máscaras”, afirmou o governador Helder Barbalho (MDB).

De acordo com Bela Megale, d’O Globo, Barbalho se reuniu com representantes da indústria farmacêutica para definir as ações contra a proliferação do COVID-19. As medidas ecoam decisões tomadas pelo governo federal há alguns dias, que servem para reforçar a prática recomendada por especialistas.

Em Pernambuco, com 18 casos confirmados, o preço das máscaras subiu 316% entre 19 de fevereiro e 6 de março. Já o preço do álcool gel teve um reajuste de 194% no mesmo período, segundo o Procon de Recife.

Aulas suspensas

Além da limitação de compra dos materiais, as aulas na rede de ensino estadual foram suspensas até 31 de março. Apenas a distribuição de merenda continuará funcionando, no mesmo horário que os alunos estão acostumados a comer. Barbalho acredita que a população paraense está preparada para este momento: “em respeito a todas as famílias, e em decorrência das ações de prevenção, estaremos suspendendo, até o próximo dia 31, as aulas da rede estadual de ensino. A medida vem em respeito a todos os servidores, alunos e seus familiares, pedindo que aproveitem esse momento para ficar em casa, evitar a circulação”.

Publicidade
Publicidade

Até o momento de publicação desta reportagem, o Pará conta com 51 casos suspeitos de COVID-19. Nenhum confirmado.