Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
OMS informa que houve 92 casos de transmissão do Covid-19 entre humanos fora da China

OMS informa que houve 92 casos de transmissão do Covid-19 entre humanos fora da China

A Organização Mundial da Saúde (OMS), através do seu diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus (foto), disse nessa terça-feira (18) que foram detectados 92 casos de disseminação do Covid-19 entre humanos, em pelo menos 12 países fora da China. Essa é uma das maiores preocupações da organização.

A OMS acreditava que o novo coronavírus estava controlado dentro das fronteiras da China continental, embora o número de casos tenha ultrapassado as expectativas iniciais.

Apesar disso, o político etíope disse que a OMS “não tem visto transmissão local sustentada”, exceto em casos específicos, como no navio Diamond Princess, ancorado no porto japonês de Yokohama. Inicialmente, eram 3,7 mil pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Foram confirmados 542 casos e essas pessoas, retiradas do navio. O resto segue em quarentena.

Ghebreyesus também não especificou em quais países ocorreram essas transmissões.

OMS conta as vítimas

No final dessa terça-feira (18), o número de mortes decorrentes do Covid-19 ultrapassou a marca das 2 mil vítimas. No último boletim do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, em parceria com a OMS, às 14h (horário de Brasília) do dia 19 de fevereiro, eram 2.014 mortes.

Publicidade
Publicidade

Dessas fatalidades, apenas cinco aconteceram fora da China continental: em Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Japão e França, a única fora do continente asiático.

Os casos confirmados ultrapassam e muito a estimativa de 15 dias atrás. No domingo, dia 2 de fevereiro, eram 9 mil casos confirmados e outros 58 mil ainda estavam endo testados. Nessa última atualização, já são 75.284 confirmados, sendo 74.149 pacientes só na China continental.

Apesar dos números assustadores, a OMS informou nessa segunda-feira (17) que a maioria dos casos confirmados do novo coronavírus, ou seja, 80,9%, é leve. Base de dados oficiais da China mostrou que os casos mais graves do Covid-19, que incluem insuficiência respiratória, choque séptico e falência múltipla dos órgãos e leva à morte, atingiu apenas 5% dos infectados.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS, pareceu menos preocupado dessa vez: “parece que o Covid-19 não é tão mortal quanto outros coronavírus, incluindo Sars e Mers”. A mortalidade está concentrada em idosos com mais de 80 anos e pacientes com outras doenças associadas, principalmente as cardiovasculares.

LEIA MAIS
Mortes pelo coronavírus Covid-19 ultrapassam 2 mil

Negociações entre China e Brasil podem ser prejudicadas pelo coronavírus